ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melhores Cafés do Brasil chegam ao mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
São 12 marcas de café torrado e moído com blends elaborados a partir dos grãos dos lotes vencedores do 6º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, realizado em novembro passado. Criado pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café em 2004, o concurso, seguido da edição especial, têm como objetivo unir as duas pontas da cadeia produtiva - lavoura e torrefação - oferecendo ao consumidor brasileiro os melhores cafés cultivados e industrializados no país.

A nova edição poderá ser encontrada nos principais supermercados e lojas gourmets do país a partir da segunda quinzena de maio.

Para a ABIC, iniciativas como o concurso e a edição especial incentivam cafeicultores e torrefadores a melhorar continuamente a qualidade do café, e são importantes também para o varejo, pois cafés finos significam maior valor agregado. É ainda um reconhecimento aos brasileiros, que estão descobrindo essa diversidade de aromas e sabores e respondem positivamente, consumindo cada vez mais. Em 2009, foram industrializados 18,39 milhões de sacas, 4,15% a mais que no ano anterior. Para 2010, a ABIC projeta um crescimento de 5%, o que elevaria a demanda para 19,31 milhões de sacas. Mantendo esse ritmo, o Brasil, que é o segundo maior país consumidor de café, poderá em breve assumir a liderança, tradicionalmente ocupada pelos Estados Unidos.

Premiações

Paralelamente à apresentação dos cafés, será premiada a embalagens com melhor design desta 6ª Edição e também serão entregues os prêmios 'Destaque ABIC de Sustentabilidade dos Cafés do Brasil' a dois cafeicultores finalistas do Concurso ABIC de Qualidade do Café.

Durante o jantar, o conselho gestor da ABIC prestou uma homenagem ao médico e pesquisador Dr. Darcy Lima, com a outorga da Medalha Mérito Industrial do Café. Um dos mais renomados especialistas na área de Café e Saúde, Darcy Lima foi pioneiro nesses estudos, iniciados há mais de 30 anos e hoje tema de inúmeras pesquisas científicas em todo o mundo, que mostram que, ao contrário do que se pensava, o café é benéfico para a saúde. Além da homenagem, foi feito o lançamento oficial do seu livro "101 Razões para Tomar Café", uma obra irreverente, destinada aos apaixonados por esta bebida e publicada pela Café Editora.

Edição Especial

O Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café é disputado exclusivamente por cafeicultores que tenham tido seus lotes campeões ou finalistas nos certames realizados nos principais Estados produtores. É realizado nas categorias Cereja Descascado e Natural, que são os métodos de secagem e preparo dos grãos. A venda desses cafés é feita durante leilão: profissionais das indústrias provam os cafés sem conhecimento da origem dos grãos (prova cega), e dão seus lances, por escrito. É o valor do lance que faz o ranking final do concurso. As empresas podem participar individualmente ou em consórcio, e é considerada campeã a que fizer a melhor oferta.

Na 6ª Edição do concurso, o lote de café campeão foi o do produtor Luiz Carlos Garcia, da Fazenda Santa Amália, de Machado (MG), também 1º colocado na categoria Café Cereja Descascado. Seu lote foi arrematado por R$ 3.001,00 a saca pelas empresas mineiras Café Baronesa e Café Cajuba e pela paranaense Café Damasco, que foram as indústrias campeãs do certame.

Integram também a edição as marcas: Café Número Um (ES), Café Excelsior (SP), Café Bom Dia (MG), Café Astoria Real (MG), Café Brumado (BA), Café Caiçara (SP) e Café Cocari (PR). Pela primeira, duas redes de cafeterias participaram do leilão e estão com suas marcas nesta edição especial: Armazém do Café, do Rio de Janeiro (RJ), e Café do Porto, de Porto Alegre (RS).

As informações são do portal do Agronegócio, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures