ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melhores Cafés de São Paulo chegam ao mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2010

8 MIN DE LEITURA

0
0
A partir da próxima semana, estarão à disposição dos consumidores, em supermercados, cafeterias e lojas gourmets da capital e do interior, os melhores cafés paulistas. Trata-se da 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo - Safra 2010, que será oficialmente lançada segunda-feira, dia 13, às 10 horas, em cerimônia a ser realizada no Palácio dos Bandeirantes e que contará com a presença do governador Alberto Goldman.

A seleção especial dos melhores cafés gourmet paulistas foi feita em outubro durante o 9º Concurso Estadual de Qualidade Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira, disputado por lotes vencedores dos certames regionais realizados por associações e cooperativas. Experientes classificadores e degustadores provaram cada um dos lotes, escolhendo os melhores grãos. Os cafés vencedores foram, em seguida, adquiridos pelas indústrias em concorrido leilão e agora, em edição limitada e em embalagens de 250 gramas identificadas por selo numerado e controlado, estão à disposição dos consumidores, que podem adquiri-los para brindes de final de ano.

Esta iniciativa, que brinda os consumidores com cafés excelentes produzidos nas principais regiões cafeeiras paulistas, é uma realização do governo estadual, promovida por meio da Câmara Setorial do Café e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, e visa exatamente incentivar a melhoria da qualidade do café. Conta com o apoio do Sindicafé - São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e da ACS - Associação Comercial de Santos. Trata-se de um programa que engloba todos os agentes da cadeia produtiva, desde o produtor, que recebe orientações e técnicas sobre como obter a máxima qualidade de sua lavoura, até as indústrias, que devem processar adequadamente os grãos para assegurar que o consumidor possa saborear um café excepcional, com todas as principais características de uma bebida exemplar: aroma marcante, acidez equilibrada, corpo acentuado e retrogosto prolongado.

A edição é integrada pelas marcas Octávio Café, Café Serra da Grama, Café Morro Grande, Café Cassiano, Premiados Tiradentes, Café Excelsior, Bravo Café, Café Baronesa, Café Floresta, Café Águas Claras e Café Toledo. Também participaram as cafeterias Santo Grão, Suplicy Cafés Especiais, Cafeteria do Museu do Café e Lucca Cafés Especiais.

Cafés Premiados de São Paulo

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO: Processo de secagem do café sem a casca, mas com a mucilagem, que permite a obtenção de uma bebida que equilibra harmoniosamente corpo, aroma e acidez.

Octavio Café - Reserva Especial e Edição Limitada - Produtor João Antônio Garrote - é um café cítrico, encorpado, doce, com um sabor agradável e longo. Esse café arábica, variedade catuaí, é produzido na Estância São Francisco de Assis, na região de Piraju, localizada a uma altitude de 700 metros, com clima ameno e temperatura média de 20º. A colheita é manual e seletiva.
O produtor foi o campeão do concurso e sua saca de café foi a que recebeu o maior valor do leilão: R$ 7.100,00.

Octávio Café - Reserva Especial e Edição Limitada - Produtor Márcio Bergamo Fávaro - elaborado com os grãos de café arábica produzidos no Sítio Alvorada, localizado em Sarutaiá, no Sudoeste do estado. A propriedade é administrada por Márcio e seu irmão Marcos Antônio, e é integrada á Fazenda São Marcos, do patriarca da família, Norival Fávaro. Trata-se de um café com personalidade, exótico, doce e com sabor acentuado de amêndoas.

Café Serra da Grama - elaborado com o lote de café arábica, variedade Mundo Novo, produzido por Antônio Gabriel Taramelli na Fazenda São Caetano, em São Sebastião da Grama, na região mogiana. A propriedade possui 435 hectares, dos quais 250 ha são dedicados à lavoura cafeeira, e está a 1.250 metros de altitude. A colheita é manual e seletiva. Trata-se de um café agradável ao paladar, suave, adocicado e consistente.

Café Excelsior - elaborado com o café arábica, bourbon amarelo, produzido por Lindolpho Carvalho Dias na Fazenda Cachoeira da Grama, propriedade que pertence à família desde 1890 e que está localizada em São Sebastião da Grama. Localizada a uma altitude entre 1.100 e 1.250 metros, a fazenda possui 417 hectares, sendo 170 dedicados ao cafezal. A colheita é manual e seletiva. São cafés com leve nuance de especiarias, com final cítrico.

Bravo Café - elaborado com o lote de café arábica produzido por Regina Rusca Queiroz de Moraes na Fazenda Boa Esperança, em Bragança Paulista. É um café doce, suave, encorpado e com final caramelizado. A propriedade está a uma altitude que varia de 800 metros a 1.080 metros, tem 850 hectares, com o cafezal ocupando 300 hectares. Cultivam diversas variedades, como Obatã, Tupi, Catuaí , Mundo Novo e Bourbon.

CATEGORIA CAFÉ NATURAL: Preparo feito com grãos secos, que preservam a doçura da polpa, resultando em uma bebida rica em corpo e doce, com aroma e acidez equilibrados.

Octávio Café Reserva Especial e Edição Limitada - elaborado com os grãos de café arábica produzidos por Márcio Luiz Bergamo Fávaro no Sítio Alvorada, localizado em Sarutaiá, no Sudoeste do estado. A propriedade é administrada por Márcio e seu irmão Marcos Antônio, e é integrada á Fazenda São Marcos, do patriarca da família, Norival Fávaro. Trata-se de um café encorpado, com ótima acidez, com sabor exótico e cítrico.

Premiados Tiradentes - Produtor Luiz Carlos Bersi - esse é um café arábica variedade Mundo Novo, produzido na Fazenda do Cedro, localizada em Tejupá, região de Piraju. O café é colhido manualmente, no pano, e seco em terreiro de tijolos. A propriedade possui 120 hectares de área total, sendo 40 ha dedicados à cultura do café. É um café com sabor equilibrado, floral, com nuances de mel e baunilha.

Premiados Tiradentes - Produtora Eliane C. Andrade Nogueira - esse é um café arábica da variedade Bourbon, com boa acidez, doçura persistente e com sabor caramelizado. Este café é produzido na Fazenda Água Limpa, localizada em São Sebastião da Grama, que possui 254 hectares, dos quais 143 são dedicados à cultura cafeeira.

Premiado Tiradentes - Produtora Maria Aparecida F. Azevedo - café arábica da variedade Mundo Novo, tem sabor cítrico com aroma floral. É produzido na Fazenda São Francisco da Serra, em Espírito Santo do Pinhal. A propriedade pertence há mais de 100 anos à família de Maria Aparecida Ferreira Azevedo. A fazenda está a uma altitude de 1.200 metros e produz, além do Mundo Novo, também as variedades Icatu Vermelho e Obatã. A colheita é manual e seletiva.

Café Baronesa - café encorpado, com ótima acidez, com sabor exótico e cítrico, elaborado com os grãos de café arábica produzidos por Márcio Luiz Bergamo Fávaro no Sítio Alvorada, localizado em Sarutaiá, no Sudoeste do estado. A propriedade é administrada por Márcio e seu irmão Marcos Antônio, e é integrada á Fazenda São Marcos, do patriarca da família, Norival Fávaro.

Café Floresta - elaborado com café arábica da variedade Mundo Novo, tem sabor cítrico com aroma floral. É produzido por Maria Aparecida Ferreira Azevedo na Fazenda São Francisco da Serra, em Espírito Santo do Pinhal, propriedade que pertence há mais de 100 anos à família. A fazenda está a uma altitude de 1.200 metros. Além do Mundo Novo, também são produzidas as variedades Icatu Vermelho e Obatã. A colheita é manual e seletiva.

Café Toledo - elaborado com café arábica variedade Bourbon, produzido por Eliane C. Andrade Nogueira na Fazenda Água Limpa, localizada em São Sebastião da Grama. São 254 hectares de área total, dos quais 143 são dedicados à cultura cafeeira. É um café que possui boa acidez, doçura persistente e com sabor caramelizado.

Café Águas Claras - elaborado com café arábica variedade Bourbon, produzido por Eliane C. Andrade Nogueira na Fazenda Água Limpa, localizada em São Sebastião da Grama. São 254 hectares de área total, dos quais 143 são dedicados à cultura cafeeira. É um café que possui boa acidez, doçura persistente e com sabor caramelizado.

Café Morro Grande - elaborado com café arábica variedade Mundo Novo, produzido por Luiz Carlos Bersi na Fazenda do Cedro, localizada em Tejupá, região de Piraju. O café é colhido manualmente, no pano, e seco em terreiro de tijolos. A propriedade possui 120 hectares de área total, dos quais 40 dedicados à cultura do café. É um café com sabor equilibrado, floral, com nuances de mel e baunilha.

Café Cassiano - elaborado com café arábica da variedade Mundo Novo, tem sabor cítrico com aroma floral. É produzido por Maria Aparecida F. Azevedo na Fazenda São Francisco da Serra, em Espírito Santo do Pinhal. A propriedade pertence há mais de 100 anos à família de Maria Aparecida Ferreira Azevedo. A fazenda está a uma altitude de 1.200 metros e produz também as variedades Icatu Vermelho e Obatã. A colheita é manual e seletiva.

CAFETERIAS - quatro cafeterias compraram lotes dos melhores cafés de São Paulo. São elas:

Santo Grão (São Paulo/SP) - adquiriu o café produzido por Marcio Luiz Bergamo Favaro no Sítio Alvorada, localizado em Sarutaiá, no Sudoeste do estado. A propriedade é administrada por Márcio e seu irmão Marcos Antônio, e é integrada á Fazenda São Marcos, do patriarca da família, Norival Fávaro. Trata-se de um café com personalidade, exótico, doce e com sabor acentuado de amêndoas.

Suplicy Cafés Especiais (São Paulo/SP) - adquiriu o café da variedade Catuaí do produtor Valdir Inácio, do Sítio Terra Nova, localizado em Espírito Santo do Pinhal. A propriedade possui 22 hectares sendo que 10 são destinados ao café, numa altitude que varia de 1.085 a 1.150 metros, produzindo as variedades Catuaí, Mundo Novo e Obatã. É um café com doçura equilibrada.

Cafeteria do Museu do Café (Santos/SP) - arrematou o microlote do produtor José Emilio Lisboa, da Chácara Boa Vista, localizada em Piraju. A propriedade possui apenas 12,10 hectares, com 5.500 pés de café da variedade catuaí. Está a uma altitude entre 620 e 650 metros. Trata-se de um café com doçura acentuada, acidez equilibrada e finalização com sabor consistente e agradável.

Lucca Cafés Especiais (Curitiba/PR) - adquiriu o café arábica variedade Mundo Novo produzido por Luiz Carlos Bersi na Fazenda do Cedro, localizada em Tejupá, região de Piraju. O café é colhido manualmente, no pano, e seco em terreiro de tijolos. A propriedade possui 120 hectares de área total, sendo 40 dedicados à cultura cafeeira. É um café com sabor equilibrado, floral, com nuances de mel e baunilha.

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abic, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures