ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mecanização aumenta lucros do produtor de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
"Não se pode mais conceber um cafeicultor que capina o mato com enxada ou aplica inseticida com máquina costal. O rendimento da operação é baixo, assim como a eficiência e a qualidade, além de requerer muita mão-de-obra, o que é cada vez mais difícil de achar", afirma Antonio Lavanholi, tradicional cafeicultor de Cianorte.

Por isso, Lavanholi resolveu mudar. Há alguns anos, incorporou a mecanização em sua lavoura, modernizando completamente a atividade em seu sítio de 14,5 hectares, dos quais 11 com 40 mil pés de café. No restante da área tem pupunha, pastagem e dois barracões de frango com capacidade para 17 mil aves, atividade que integrou ao cafezal, destinando todo o esterco para sua adubação. As lavouras antigas foram substituídas ou adaptadas aos poucos, introduzindo-se novas variedades em diversos espaçamentos.

"Para a pequena propriedade, o café é a melhor opção, mas tem que ser conduzido de forma empresarial, com tecnologia, como é feito em qualquer outra atividade. Com mecanização, redução de custos, produtividade e qualidade, o café se torna altamente viável e lucrativo", garante Lavanholi, que produz uma média de 30 sacas do produto beneficiado por hectare.

Sem a mecanização, o produtor não teria como continuar na atividade. "Ninguém quer trabalhar no pesado", diz. A esposa, Clenir, é quem cuida do aviário, junto com os filhos. O cafezal fica mesmo é por conta de Lavanholi, que só contrata mão-de-obra externa para o serviço de colheita e desbrota.

Os bons resultados obtidos pelo produtor, entretanto se devem também aos cuidados adotados na lavoura, ressalta o técnico agrícola da Cocamar em Cianorte, Antonio Aparecido de Lima. O produtor faz poda e esqueletamento da lavoura conforme a necessidade, mantém tudo livre de mato, aduba conforme o recomendado, e trabalha com adubação verde para proteger o solo.

A matéria é da Flamma Comunicação, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures