ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marketing do café brasileiro destaca-se na OIC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
O trabalho de marketing, promoção e pesquisa que está fazendo o mercado brasileiro de café crescer continuamente, entre 3% a 5% ao ano, foi um dos principais temas da reunião do Conselho da OIC (Organização Internacional do Café), em Londres, e base da proposta para ser deflagrada, mundialmente, uma estratégia similar por meio de uma parceria entre o Brasil e a OIC.

Chefiada pela embaixadora Ana Maria Sampaio, e coordenada pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu da Costa Lima, a delegação brasileira também marcou presença pelo grande número de integrantes: mais de 20 representantes do agronegócio café e do governo brasileiro.

Na terça-feira, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, destacou o papel fundamental que tem sido executado pelo CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café) e pelo Grupo Gestor de Marketing (GGM), "não somente como homologadores do uso dos recursos do Funcafé para publicidade e promoção interna e externa, mas como agentes de uma nova e bem-sucedida estratégia de geração de idéias".

Segundo ele, chamou a atenção dos representantes dos países produtores e consumidores de café o modelo de sucesso usado no gerenciamento do trabalho desenvolvido pelo GGM. "As atividades e idéias são estabelecidas, num primeiro momento, de forma institucional, e em seguida evoluem, sendo adotadas pelas organizações do agronegócio (Abic, Abics, CeCafé, CNC e CNA) e amplificadas por seus associados".

Como exemplo, o diretor-executivo citou a repercussão dos filmes produzidos para a campanha nacional do café e dos folhetos sobre Café e Saúde, que foram veiculados e distribuídos regionalmente pelas indústrias de café.

Para Herszkowicz, o aumento contínuo do consumo de café no Brasil está relacionado com os programas desenvolvidos pela Abic desde 1989, quando lançou o Selo de Pureza, e que agora foram ampliados com o desenvolvimento de novas estratégias baseadas no Programa de Qualidade do Café (PQC), nas ações de promoção e marketing, na educação dos consumidores e na consolidação do segmento de cafés finos e gourmets. "A melhoria da qualidade buscada pela Abic foi tida como exemplo por todos os países participantes da reunião da OIC", destacou.

Ao lado das ações de promoção, despertou também muita atenção o Programa Café e Saúde, do GGM/CDPC, que foi apresentado pelo coordenador, Darcy Lima, na manhã da quarta-feira. "O Brasil está muito a frente, principalmente no trabalho de divulgação de estudos e pesquisa que realiza junto aos profissionais da saúde, e pela utilização de tecnologias, a exemplo do Conexão Médica, programa de educação continuada, veiculado via satélite e assistido por professores e estudantes em diversas unidades", disse Herszkowicz.

Foram todas essas ações da Abic e do GGM que serviram, inclusive, para dar base a uma proposta do governo brasileiro, apresentada pelo consultor Carlos Brando, da P&A Marketing Internacional, para o desenvolvimento de um programa de promoção mundial do consumo de café. Inovador, ele se dará através da criação de uma rede virtual de relacionamento, difusão de conhecimentos e geração de negócios com o uso da internet.

Fonte: Assessorias de Imprensa da ABIC e do MAPA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures