ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Máquinas agrícolas não precisam de licenciamento e emplacamento, decreta MP

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/04/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Através de Medida Provisória, a obrigatoriedade de emplacamento e licenciamento de máquinas agrícolas foi dispensada. A medida foi publicada nesta terça-feira (31/3), no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o texto da MP, os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas são sujeitos ao registro único em cadastro específico da repartição competente, dispensado o licenciamento e o emplacamento.

Segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), tal cadastro deve ser feito no órgão estadual responsável. Procurado pela equipe CaféPoint, o Detran – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, informou que ainda está apurando o tema. Ainda de acordo com a MP, o registro de que trata o art. 115, § 4º-A, da Lei nº 9.503, de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, somente é exigível para os aparelhos ou máquinas produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.

Na prática, conforme confirmado pelo Ministério da Agricultura, atualmente já não existia a obrigatoriedade do emplacamento para todo o maquinário agrícola, que deveria entrar em vigor em dezembro de 2014, mas já havia sido adiada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por dois anos – e entraria em vigor somente em janeiro de 2017 – a fim de que os proprietários dos veículos pudessem se adequar às novas regras.

Segundo a ministra Kátia Abreu, os principais motivos para a decisão tomada pela presidente Dilma Rousseff são a redução de custos, de procedimentos burocráticos, contribuindo, assim, para a competitividade do agronegócio brasileiro. “A lei deve ser formulada de acordo com a realidade do país. A grande maioria das máquinas agrícola, sequer saem da propriedade”, afirmou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, sobre a medida.

De acordo com a nova redação do texto, apenas os aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou de pavimentação que transitarem em via pública, estarão sujeitos a registro e licenciamento.

A decisão altera o Artigo 115 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e foi assinada pelos ministros Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Kassab (Cidades) e José Eduardo Cardozo (Justiça).

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)
De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a MP representa vitória para o setor. A FPA lembra, em nota, que a emenda à Medida Provisória 656 que previa o fim do emplacamento de veículos agrícolas foi vetada dia 20 de janeiro pela presidente Dilma Rousseff.

Alceu Moreira (PMDB-RS) lembrou que anteriormente a presidente havia vetado o projeto de sua autoria (3312/2012) e trabalhado pela manutenção do seu veto pelo Congresso. “A fúria arrecadatória do governo não tem tamanho. Onera o produtor de alimentos”, destacou. “O governo calculou o número de máquinas, o percentual dos impostos – licenciamento, placa e IPVA – e viu os milhões que poderia abocanhar, então faz de tudo para meter a mão no bolso do produtor”, criticou.



Confira, abaixo, a publicação da MP, na íntegra:


MEDIDA PROVISÓRIA No - 673, DE 31 DE MARÇO DE 2015 Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1o A Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 115. .......................................................................... ..........................................................................................................
§ 4º Os aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou de pavimentação são sujeitos, se transitarem em via pública, ao registro e ao licenciamento da repartição competente.

§ 4º-A. Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas são sujeitos ao registro único em cadastro específico da repartição competente, dispensado o licenciamento e o emplacamento. .............................................................................................." (NR)

Art. 2º O registro de que trata o art. 115, § 4º-A, da Lei nº 9.503, de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, somente é exigível para os aparelhos ou máquinas produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.

Art. 3o Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 31 de março de 2015; 194º da Independência e 127º da República. DILMA ROUSSEFF José Eduardo Cardozo Kátia Abreu Patrus Ananias Gilberto Kassab

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE PAULO DE SOUZA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS

EM 08/04/2015

licenciamento e emplacamento de maquinas agricolas em areas rurais o governo esta de brincadeira.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures