ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mais de 2.000 marcas no exterior usam café colombiano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/02/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
A marca italiana Illy compra café colombiano desde o ano 2000 e, com menos de uma década de operação, a companhia decidiu começar um plano de compra massivo para fazer parte de seu portfólio de cafés superiores ou de alta qualidade amplamente reconhecidos em mais de 140 países do mundo.

A mesma situação da Illy se replica em milhares de marcas internacionais que buscam o grão de café colombiano como matéria-prima de seus produtos.

É o caso do café Senseo (da companhia alemã, Philips), cujas cápsulas individuais são fabricadas com matéria-prima colombiana desde 2004; ou o da cadeia norte-americana Starbucks, que acaba de lançar uma versão especial de café embalado (chamado Starbucks Reserve) que é fabricado unicamente com o grão cultivado em Caldas.

Segundo a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, são mais de 2.000 marcas no exterior que compram café colombiano e o usam com matéria-prima de seus produtos terminados. Ainda que o órgão não tenha podido entregar a lista completa dessas companhias, foram citados alguns casos de compras no exterior.

A aquisição de café colombiano vai desde os Estados Unidos, o principal mercado de exportação com vendas em 2013 de US$ 765 milhões, até mercados tão distantes como os países asiáticos.

“Mais de 2.000 marcas de café 100% colombiano são comercializadas ao redor do mundo, entre elas, 704 têm o selo com o tradicional logotipo Café da Colômbia, como selo de qualidade e garantia de origem. Isso quer dizer que estamos nos cinco continentes”, disse o gerente da Federacafé, Luis Genaro Muñoz.

Nos Estados Unidos, marcas como Folgers ou Eight O’clok também usam o grão colombiano e o sucesso comercial é tanto que nessa última empresa, o produto em 2009 ganhou o título de melhor café nos Estados Unidos, entregue pela firma pública, Consumer Report.

Dois anos depois, a mesma consultora deu o título a outras empresas que trabalham com 100% café colombiano. Trata-se da Gloria Jean’s Colombian Supremo e Newman’s Own. Em termos de produtos descafeinados, o ganhador foi outro selo colombiano: o New England Coffee.

A Federacafé explicou que nos mercados mais complexos, como Japão e Coreia, o café colombiano é tomado na forma pronto para beber, um mercado onde há a participação da fabricante de refrigerantes, Coca-Cola. Porém, o que é importante destacar é que, nesse negócio, há a participação de um grande aliado, a marca Georgia Emerlad Mountain, cuja matéria-prima é o grão de café colombiano.

A Colômbia tem sido por excelência um exportador de matéria-prima para diferentes marcas no exterior, mas há vários anos, o grão não é o único vendido fora do país, havendo também vendas do produto embalado.

Além da marca Juan Valdez, cujo plano de crescimento internacional em cinco anos é ter 141 lojas na Coreia do Sul, 112 lojas no Oriente Médio e norte da África, 110 no México, 60 nos Estados Unidos, 22 no Peru, 12 na Bolívia, 10 no Panamá, 10 em Salvador, 9 na Costa Rica, 6 em Cingapura, 5 na Malásia, 4 em Brunei e 3 em Aruba; outras marcas como Café San Alberto e Amor Perfecto são embaixadoras da qualidade nacional.

“Em 2013, San Alberto entrou nos Estados Unidos e Rússia, mercados que entendem de café e ondem existem segmentos da população muito atraídos por produtos de luxo. Esse ano, tivemos um crescimento nas exportações acima de 20%”, disse Juan Pablo Villota, diretor da Café San Alberto, empresa cuja meta em 2014 é entrar na Austrália e em mercados do continente asiático.

Outra marca que acaba de entrar no mercado internacional é a Amor Perfecto, com a exportação de 600 libras à Islândia. “É uma quantidade muito pequena, mas é porque esse país tem uma população de 500.000 habitantes. Já estamos em negociações para entrar na França e na costa oeste dos Estados Unidos. Estamos negociando para chegar à Coreia e China”, disse o diretor da Amor Perfecto, Luis Fernando Vélez.

A reportagem é do https://www.elmundo.com.ve, adaptada pelo CafePoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures