ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Laura Ann Sweitzer, Fair Trade USA, fala sobre comércio justo no café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2011

2 MIN DE LEITURA

4
0
Laura Ann Sweitzer é gerente do Programa de Serviços ao Produtor da Fair Trade USA - FT (Comércio Justo) e esteve presente no 19º Seminário da Região do Cerrado Mineiro em Patrocínio/MG. Fez parte da programação do Painel Cafeicultura Familiar com o tema "O comércio justo como ferramenta de valor para o mercado de café".

Ela proferiu sua palestra mostrando os benefícios do comércio justo para os produtores e a comunidade em geral. Segundo ela, a certificação Fair Trade é uma ferramenta para agregar valor a toda cadeia do café, garantir um preço mínimo pela saca do café ao produtor, e permitir à cooperativa ou associação ganhar um prêmio que deve ser investido em treinamentos e outras oportunidades para o bem estar e desenvolvimento da comunidade.

A demanda dos EUA pelo café Fair Trade é crescente e o mercado é promissor. Por conta desse cenário o FT busca aumentar o número de participantes no programa. O produtor deve ter a consciência da proposta do programa e se adequar as exigências para garantir a certificação.

Fair Trade USA

O FT é uma instituição sem fins lucrativos, onde 75% dos gastos são financiados pelos parceiros que compram cafés Fair Trade (importadores e grandes torrefadoras), e os demais 25% dos recursos são provenientes de doações de companhias que apoiam e valorizam o trabalho da instituição.

"A proposta do FT é mudar a ideia do consumidor, conscientizá-lo que adquirindo o produto ele estará contribuindo para o movimento sustentável da cadeia, com todas as vantagens do comércio justo", explica Laura Ann.

Entrevista

A seguir a entrevista que a gerente do programa Laura Ann Sweitzer concedeu à equipe CaféPoint, durante o Seminário em Patrocínio/MG.

CaféPoint: "Ann, fale um pouco sobre o Programa FT no Brasil: qual o foco desse projeto?

Laura Ann: "Esse é o 3º projeto que temos aqui no Brasil. É um projeto de 2 anos que enfoca a produção sustentável para o meio ambiente e também para o produtor.

Nós vamos focar em treinamentos sobre gestão de risco para cooperativas e associações para poder montar uma estratégia para vender com sucesso nesse mercado "meio louco" do café.

Também temos treinamentos com agrônomos sobre as melhores práticas para a produção sustentável, e colocamos em prática as ideias para poder oferecer um café de qualidade e também reduzir custos ao produtor."

CaféPoint: "Os consumidores do café FT são fiéis a ideia, eles se sujeitam a pagar mais por um café certificado e de qualidade?

Laura Ann: "Sim. O consumidor exigente prioriza a qualidade. Escolher entre o café de qualidade sem selo ou com selo, o consumidor tende a pegar com o selo. Temos observado que quando há crises econômicas, o consumidor não vai à cafeterias, ele só faz o café em casa, mas mesmo assim não abre mão do FT."

CaféPoint: "Quais as principais vantagens para o produtor implantar o sistema FT na sua produção?

Laura Ann: "Ter o suporte de estar vinculado há um grupo de produtores, onde todos ganham com o benefício de um, quando um comprador compra o café FT paga 0,20 centavos a mais por libra peso que vai para um fundo da cooperativa ou associação, com esse dinheiro o produtor pode investir na qualidade, melhorar seu produto e também investir na comunidade, educação, saúde, treinamentos, assistência técnica e uma lista enorme de outras oportunidades, mas realmente o selo FT é um dos diferenciais maiores conquistados".

Equipe CaféPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PATRICK CARLOS VILELA

COQUEIRAL - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 31/05/2012

Boa noite


Meu nome é Patrick Carlos Vilela, sou do IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Machado gostaria de saber de mais informações sobre o tema, sobre também a posição de Laura Ann Sweitzer sobre "café FT" oriundo de grandes propriedades rurais, pois na minha visão o café FT deve ser única e exclusivamente para agricultura familiar, sendo este o único mecanismo para desenvolver todas ações para o desenvolvimento sustentável pretendidas com café FT,


Tenho vários motivos para acreditar que café FT deve ser somente para agricultores familiares.


Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto.


Obrigado pela atenção!
RAFAELA VENDEMIATTI

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 19/10/2011

Prezados,

Para os interessados em obter a certificação Fair Trade, poderá entrar em contato diretamente com a Laura Ann para obter as informações iniciais. Segue abaixo seus contatos:

<b>Laura Ann Sweitzer -  Programa de Serviços ao Produtor da Fair Trade USA</b>
e-mail: lsweitzer@fairtradeusa.org
Skype: LAURA.ANN.SWEIZER  
https://www.facebook.com/fairtradecertified

Equipe CaféPoint.
HELIO BETTEGA JUNIOR

GARÇA - SÃO PAULO - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 12/10/2011

Quais as regras para se conseguir o selo FT?
PAULO TADEU MENDES

ELÓI MENDES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/10/2011

Senhores

O que teremos que fazer para obter tal certificação? Quais os pre-requisitos?


Paulo Tadeu Mendes

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures