ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Latte art: saiba como são feitos os desenhos sobre o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Começar o dia com um cafézinho é sempre uma boa pedida. Mas por que não deixar o seu café ou cappuccino mais bonito? Flores, corações, bichinhos, rostos e até palhaços são alguns dos desenhos que podem ser feitos sobre a bebida. São duas as técnicas utilizadas para esse tipo de arte: o free pour, ou pouring, quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara; e o sketching, ou grafismo, que usa calda e palitos para os desenhos. E foi justamente esse o tema de um workshop ministrado pelos baristas Gabs Howacker, Philipe Glazer, da The Family Coffe Shop, Wagner Oliveira e Bruno da Silva Santos, da Feito a Grão, durante a sétima edição da feira Espaço Café Brasil.

A técnica free pour exige habilidade e muito treino. Nela, o que vai determinar o desenho é a forma de virar a leiteira, derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara. Segundo os especialistas, o maior segredo está no ponto ideal do leite. "É a crema do leite que forma o desenho, mas para fazer a latte art é preciso que ele esteja mais líquido do que o ponto normal do cappuccino. Ele deve estar liso, sem bolhas", explicou Wagner. Para conseguir a forma desejada sobre o café, os baristas primeiro derramam a parte liquida do leite no fundo da xícara e, depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para colocar a espuma.

"A tulipa é um desenho clássico desse tipo de latte art. Quando a xícara chega na mesa, a pessoa sempre diz 'nossa, que lindo!'", afirmou Wagner. Normalmente os baristas conseguem formar entre duas e três pétalas, mas depende muito do diâmetro da xícara. "Dá para fazer a latte art em qualquer tipo de recipiente, depende apenas de habilidade e treino. Um diâmetro maior lhe dá mais possibilidades e oferece mais espaço para criatividade, mas se for muito grande é mais difícil conseguir manter as proporções certas entre o café e o leite", disse Philipe.

Para fazer desenhos sobre a xícara é preciso incliná-la fazendo um ângulo maior com a leiteira. "O leite preferido para a latte art é o fresco tipo A. Ele deve estar frio e ser aquecido imediatamente antes de você começar a fazer o desenho. Dessa forma será mais fácil atingir o ponto certo", explica Wagner. Como o leite não pode ficar quente demais, Philipe deu uma dica para quem gosta de um café pelando: "antes de servir o café, esquente a xícara em água bem quente. Assim, ela vai conseguir manter a temperatura por mais tempo sem que precise esquentar demais o leite e o café".

Outros desenhos tradicionais do free pour são a roseta e o coração. "Quanto mais fino for o bico da leiteira, maior será a precisão do desenho", informou Wagner. Já a técnica de sketching oferece mais possibilidades. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitos, que funcionam como uma espécie de caneta, é possível soltar a criatividade desenhando sobre o leite vaporizado. "Você também pode misturar as duas técnicas fazendo formas ao derramar o leite e depois desenhar sobre eles com o palito", disse Wagner.

Quem já possui certa habilidade para desenhar começa com uma vantagem, mas o segredo da latte art, segundo os especialistas, é prática. "Treinando bastante, em dois anos, já dá para fazer coisas bem legais. Em três, pode estar aqui, falando no meu lugar", brincou Philipe.

As informações são do Portal Terra, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures