ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

La Niña prejudica produção de café da Indonésia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/11/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Indonésia devolverá à Colômbia o terceiro lugar no ranking mundial de produtores de café graças às chuvas que prejudicaram as colheitas do país devido ao fenômeno climático La Niña. O escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Jakarta descartou as previsões de aumento para 9,6 milhões de toneladas a produção de café da Indonésia em 2010-11 depois de "maiores e mais intensivas chuvas em áreas produtoras de café da Indonésia. Os maiores níveis de chuvas impactaram os rendimentos de produção, bem como a capacidade dos produtores de secar seus grãos após a colheita", diz o relatório.

As condições chuvosas têm também aumentado as infestações de broca do café, que, de forma incomum, afetaram grãos arábica, bem como de robusta.

O escritório do USDA cortou para 8,1 milhões de toneladas sua previsão para produção total de café, representando um declínio de 14,9% com relação ao ano anterior, e com reduções estimadas para a colheita de robusta, variedade historicamente favorecida no país, e produção dos grãos de maior valor arábica, que o Governo está tentando estimular.

Nesse nível, a produção de café da Indonésia cairá para menos que a produção da Colômbia, que, de acordo com um outro relatório do USDA, em 2010-11 deverá ser de 9 milhões de toneladas. A produção na Colômbia também foi prejudicada por questões climáticas, com a ferrugem do café se espalhando em um número estimado de 15% dos cafezais. Entretanto, a colheita nesse país deverá mostrar uma recuperação em longo prazo graças ao programa de replantio, que está vendo as primeiras novas árvores em produção.

Relatórios com previsões climáticas oficiais da Austrália disseram que o padrão climático La Niña, que foi responsabilizado por alagamentos no Sudeste da Ásia e condições de seca na América do Sul, provavelmente "persistirá durante o verão do hemisfério sul e durante o primeiro trimestre de 2011".

Embora as temperaturas mais baixas que o normal das águas superficiais do Pacifico, tipicamente associadas com o La Niña, tenham começado a aquecer, as águas mais embaixo estão "até 4 graus Celsius mais frias que o normal", disse a Agência de Meteorologia da Austrália. "As condições do La Niña enfraqueceram levemente, mas continuam firmes no Pacífico tropical".

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures