ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Koppert aguarda registro de produto para controle da broca no café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/09/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A empresa holandesa de controle biológico e polinização natural Koppert Biological Systems, que está no Brasil desde 2011, aguarda há um ano e meio autorização do Ministério da Agricultura para que um bioinseticida de combate à broca possa ser usado também na cultura do café. Atualmente, o produto é registrado para uso em eucalipto e flores, informa o Valor Econômico.

O bioinseticida poderia ser uma alternativa aos produtos químicos de combate à broca. Gustavo Herrmann, diretor comercial da Kopper do Brasil, disse ao Valor que existem produtores de café “desesperados” diante da falta de produtos no mercado para combater a praga, uma das principais que atacam a cafeicultura.

Desde agosto deste ano, foi proibida a comercialização do endossulfam, ativo químico muito usado desde a década de 1970. Segundo o Valor, produtores e representantes do setor dizem que não existem ainda no mercado produtos químicos substitutos ao endossulfam que sejam eficazes e economicamente viáveis. Dois produtos de multinacionais estão na fila para obter o registro. O Conselho Nacional do Café (CNC) estima que a broca poderá atingir 20% da produção de café da próxima safra (2014/15) diante do impasse.

A Koppert informou ao Valor que aguarda o registro de cerca de 20 produtos, entre eles, alguns emergenciais, como nematoides, inseto, vírus e feromônio contra a Helicoverpa armigera, uma lagarta que vem causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Herrmann também disse ao Valor que o uso de controle biológico tem crescido no país e pode contribuir para produtores que querem obter certificações que limitam o uso de produtos químicos, além de evitar a resistência das plantas a produtos químicos, pois o insumo biológico não vai aniquilar a praga, mas ser seu inimigo natural. Na sua avaliação, existe hoje também uma demanda reprimida de redes de supermercados que querem controlar resíduos de químicos nos produtos comercializados.

O executivo ainda disse que o mercado internacional de controle biológico já discute novas tecnologias, como os bioherbicidas, mas o Brasil ainda passa por fase de comprovação do uso das tecnologias existentes.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pelo CafePoint.

Acesse aqui a matéria na íntegra: https://www.valor.com.br/agro/3280292/koppert-aguarda-registro-de-produto-para-controle-da-broca-no-cafe#ixzz2fpXU0Jvj

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures