ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Jovens empreendedores: 'a nova safra do café'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os jovens empresários estão reinventando o jeito de produzir e comercializar café. Eles adotaram uma administração empresarial e estão quebrando paradigmas. São descendentes de famílias com origem rural, algumas delas em colônias de café nascidas nos séculos XIX e XX. Mas construíram suas vidas em grandes cidades, onde estudaram, se capacitaram tecnicamente e eram totalmente urbanos quando decidiram investir em empreendimentos rurais. "Conseguimos informações valiosas sobre fornecedores, clientes e tendências de consumo", diz Pereira Carneiro, 33 anos, administrador, economista e sócio-proprietário da Carmo Coffees. A empresa exportadora nasceu para comercializar os cafés especiais produzido pela família. Fundada em 2005, vende por ano 35 mil sacas para o Japão, Canadá e os Estados Unidos, entre outros países.

O primo e sócio Pereira Filho também está na parada de desbravar o mercado internacional. "Incentivamos nossos pais a continuar na exploração dessa cultura e fizemos o trabalho da porteira para fora", diz Pereira Filho. Ele descobriu um mercado prazeroso, até mesmo para o seu networking. E brinca: "Imagine uma cidade como Carmo de Minas, com apenas 14 mil habitantes, ser projetada para o mundo." Pereira Filho iniciou sua trajetória empresarial aos 17 anos, apaixonado pelos verdes cafezais ao acompanhar os pais na lida das fazendas Serrado e Grupo Sertão, ambas em Carmo de Minas. Aos 30 anos, neste início de 2011, se tornou o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), entidade destinada a promover e a difundir os grãos especiais mundo afora.

A 23ª Feira de Cafés Especiais, o principal evento do setor, realizada nos meses de abril e maio em Houston, nos Estados Unidos, é um exemplo do potencial de mercado. A estimativa é de US$ 3 milhões em negócios fechados pelos brasileiros durante a feira e de US$ 23 milhões em negócios que devem ser levados adiante, em contratos futuros. A nova geração ingressou até mesmo no ramo de maquinários. Ao terminar o curso de administração, Alonso Fontes, 32 anos e fundador da Café Store, descobriu um outro nicho. Em 2010, com investimento inicial de R$ 1 milhão, fundou uma loja virtual que oferece acessórios, além de mais de 200 tipos de cafés gourmet. O site tem uma média mensal de faturamento de R$ 55 mil e a expectativa de crescimento, ao longo de 2011, é de 10% ao mês.

Foi também graças ao grão especial que Pinto Júnior, de 29 anos, pôde expandir para todo o País as operações de sua empresa, a Unique, que faturou R$ 1,2 milhão em 2010. Há dez anos, Pinto Júnior, cuja família está há quatro gerações no ramo, decidiu investir no segmento. "Antigamente a gente só trabalhava com a matéria-prima, mas há cinco anos iniciamos o beneficiamento dos grãos", diz. O preço do café especial é, no mínimo, 50% superior ao produto tradicional.

Junto ao quarteto carmolense está um quinto elemento, uma jovem que há quatro anos caiu de amores pelos grãos de café. No seu caso, foi a vaidade que falou mais alto. E veio recheada de bons negócios. Vanessa Vilela, 33 anos, farmacêutica e bioquímica, na vizinha Três Pontas, investiu nas propriedades dos cafés especiais para o uso cosmético. Em 2007, criou a Kapeh. "O grão é certificado e vem das fazendas da própria família", diz Vanessa. Sabonetes, hidratanttes, gel pós-barba e outros produtos fazem parte do portfólio. Além do investimento de R$ 300 mil, Hoje, seus produtos são distribuídos em farmácias de manipulação e cafeteria, em mais de 300 pontos em cidades do Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

A reportagem é da Isto É Dinheiro Rural, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures