ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Irregularidade nas chuvas trazem preocupação quanto ao pegamento das floradas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2006

5 MIN DE LEITURA

1
0
Nesta semana, Celso Oliveira, meteorologista da Somar, responde às consultas enviadas por e-mail pelos usuários Antonio Carlos Prado Bartholomei e Joe Crescenzi, produtores de café, respectivamente, de Jacutinga e Itaipé, em Minas Gerais e pelo Engenheiro Agrônomo João Marcelo Vieira Alves, do Ministério da Agricultura de Vitória da Conquista, Bahia.


Antonio Carlos Prado Bartholomei: Quais são as expectativas em mm de chuva para meses de setembro, outubro e novembro de 2006, na região de Jacutinga?

Celso Oliveira: Os meses de setembro, outubro e novembro correspondem a meses de transição do inverno seco e frio para o verão chuvoso e quente na região de Jacutinga, no sul do Estado de Minas Gerais. Nos dois últimos anos, as chuvas foram regulares na região durante estes três meses. Elas começaram num determinado momento e não pararam mais.

Neste ano já foram registradas chuvas. Na última semana de agosto foram registrados 10mm e, até o dia 03 de setembro, mais 20 mm, o que deve ter sido suficiente para induzir a florada.

Entretanto, o maior problema deste ano não será a quantidade de chuva, mas como ela irá se distribuir. Espera-se uma primavera com chuvas irregulares e que podem trazer problemas para esta florada.

Por exemplo, não há mais previsão de chuvas para Jacutinga, até o dia 18, pelo menos. As temperaturas voltam a subir e passam dos 30°C durante vários dias.

Estou passando a climatologia da cidade de Jacutinga através de dados interpolados (média obtida com dados de outras cidades próximas). Observe que as chuvas costumam voltar para a região, a partir de outubro, quando chegam a quase 140mm.


Agora, quero que veja o desvio esperado em relação à média. O problema está na distribuição. Entre os meses de outubro e novembro, os modelos mostram uma anomalia negativa bastante significativa.

Este período promete durar algo em torno dos 30 dias. Além da falta de chuva, a insolação é bastante elevada nesta época do ano. Ou seja, a evapotranspiração deve aumentar consideravelmente e não há previsão de chuvas para reverter este quadro.

Portanto, mais que a quantidade de chuvas nos próximos meses, nós temos que ver a distribuição das chuvas neste período.

Joe Crescenzi: Como está a previsão de chuvas para a micro-região de Itaipé na primavera e no inicío do verão?

Celso Oliveira: A região da Itaipé sofreu bastante com a irregularidade nas chuvas, no último verão. A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis provocou ausência de chuvas e temperaturas muito elevadas especialmente em fevereiro. Naquele mês, choveu algo em torno dos 48mm, sendo que a média é de 95mm. E estes 48mm caíram em apenas quatro dias.

Pois bem, após esta falta de chuva, o excesso atrapalhou. A chegada de várias frentes frias intensas provocou chuvas de 210mm em março, sendo que a média é de 100mm. Este excesso de chuvas também trouxe algumas conseqüências negativas para o café de Itaipé, Espírito Santo e sul da Bahia.

Pois bem, e agora? O que devemos esperar?

Vamos falar sobre a previsão de 15 dias. Esperam-se poucas chuvas nos próximos dias, algo normal para a época do ano. Até amanhã, 06 de setembro, a passagem de uma frente fria deve trazer chuvas isoladas e de no máximo 10 mm.

Vamos falar, agora, dos próximos meses:

O que é normal para região? As chuvas na zona da mata retornam a partir de novembro quando as frentes frias chegam mais intensas e recebem o reforço da umidade que vem da Amazônia.

A média em novembro é de 173mm e em dezembro é de 211mm.

Entretanto, para este ano, os modelos numéricos de previsão climática indicam irregularidade nas chuvas. Na verdade, a entrada de cada estação do ano tem atrasado. Veja bem: o início do inverno foi quente e apenas agora que as massas de ar frio estão entrando na Região Sul.

E tudo indica que este atraso deva continuar. A maior prova disso, é a previsão de chuvas acima da média para Uruguaiana, em novembro, local tradicionalmente seco, naquela época do ano.

Se isto realmente se confirmar, novembro que é um mês com chuvas no Nordeste e seco no Sul será invertido. As chuvas atrasarão também no norte do Sudeste.

A natureza é como uma gangorra. Para chover acima da média em um local, outro obrigatoriamente tem que ser mais seco. E esta gangorra é observada entre o Sul e o Nordeste.

Dezembro e janeiro mostram chuvas entre a média a ligeiramente abaixo da média em Itaipé. Entretanto, não devemos ter problemas nestes dois meses. Esperam-se chuvas regulares para o café.

Portanto, esperam-se chuvas irregulares até o final da primavera, até mesmo com risco de atrasos na região de Itaipé neste ano. O verão deve transcorrer normalmente em seu início.

João Marcelo Vieira Alves: Gostaria de uma análise sobre o Planalto de Vitória da Conquista, região esta, na Bahia, que produz 1 milhão de sacas de arábica.

Celso Oliveira: As regiões de Itaipé e Conquista são muito próximas. Uma fica no nordeste de Minas e a outra no sudoeste da Bahia.

Assim como Itaipé, a região da Conquista sofreu bastante com a irregularidade nas chuvas no último verão. A formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis provocou ausência de chuvas e temperaturas muito elevadas, especialmente em fevereiro.

É interessante ver que, em nenhum momento, as chuvas foram muito abaixo da média, mas ao vermos a distribuição, a história é outra.

Na região da Conquista choveu 71mm e a média é de 75mm. A grande questão é que mais de 65mm foram registrados num único dia do mês.

Pois bem, após esta falta de chuva, o excesso atrapalhou. A chegada de várias frentes frias intensas provocou chuvas de 206mm em março, sendo que a média é de 93mm.

E agora, o que devemos esperar?

Vamos falar sobre a previsão de 15 dias: - a passagem da frente fria derrubou as temperaturas na região de Conquista, mas as chuvas foram isoladas e de baixo volume. Situação que continua nesta semana, de uma forma geral. As chuvas podem chegar aos 10mm. Depois disso, não há, por enquanto, previsão de uma nova frente fria ou chuvas na região.

Vamos falar agora dos próximos meses: - o que é normal para região? As chuvas no sudoeste da Bahia retornam a partir de novembro, quando as frentes frias chegam mais intensas e recebem o reforço da umidade que vem da Amazônia.

A média em novembro é de 124mm e em dezembro é de 128mm. Entretanto, para este ano, os modelos numéricos de previsão climática indicam irregularidade nas chuvas. Como já dito, a entrada de cada época do ano tem atrasado.

Em dezembro, os modelos indicam anomalias positivas de 10% para Conquista, mas temos que levar em consideração que o desvio padrão das chuvas é de 30%. Ou seja, espera-se chuva dentro da média em dezembro e de normal a ligeiramente abaixo da média em janeiro (possivelmente pela formação de algum Vórtice Ciclônico).

Portanto, esperam-se chuvas irregulares até o final da primavera, até mesmo com risco de atrasos na região de Vitória da Conquista, neste ano.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALCIDINEY APARECIDO ABREU

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/09/2006

Artigo com ótmo conteudo, mostrou claramente que o que pode prejudicar a florada não é a falta de chuva, mas, sim, a sua distribuição aleatório no tempo decorrido.

Ótimo!

Alcidiney (Fazenda Parreiral)

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures