ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ipanema Coffees: terras têm ganhos acima da inflação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2011

1 MIN DE LEITURA

2
0
Com aproximadamente 6 mil hectares plantados e 18 milhões de pés de café em produção, a Ipanema Coffees viu suas terras se valorizarem nos últimos anos. Nem tanto pela recente alta dos preços, mas devido às circunstâncias econômicas favoráveis ao próprio mercado de terras para fins agrícolas.

"Por causa de nossos investidores, fazemos avaliações semestrais de nossos ativos e presenciamos uma valorização nos preços de nossas terras além da inflação", afirma Washington Rodrigues, presidente da Ipanema Coffees. Segundo ele, nos últimos quatro anos os levantamentos da empresa indicam que as áreas ocupadas com os cafezais tiveram um ganho real anual - já descontada a inflação - de 15%.

Apesar de considerar que a alta dos preços do café não é o principal fator de valorização das terras da Ipanema, Rodrigues admite que a disposição dos investidores em direcionar recursos para o setor cresceu nos últimos seis meses, quando as cotações começaram a subir. Em sua opinião, parte dos investimentos que eram direcionados para compras de terras destinadas à cana-de-açúcar está migrando para os cafezais. "O café estava com uma valorização represada. Entre as commodities, foi a última a ter os preços reajustados".

Após as altas recentes e a perspectiva de novos ganhos para o café, vender uma fazenda de café na região do sul de Minas está mais difícil. Segundo Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, vendas de grandes extensões geralmente ocorrem quando o produtor está endividado. "Nesses casos, o comprador assume a dívida, paga esse passivo de forma parcelada de acordo com o plano feito no passado, e o vendedor faz pagamentos parcelados da parte que lhe cabe", diz Paulino.
No caso de negociações de áreas menores, Paulino afirma que os produtores que dispõem de capital para aquisições venderam o café a preços médios de R$ 300 por saca. Já os produtores que pretendem vender suas áreas tomam como base o valor atual da saca de café, que está ao redor de R$ 400.

"Quem vende [a terra] pede muito porque o preço subiu e quem compra oferece menos, porque quando se capitalizou com a venda de café foi a preços menores. Com isso as negociações ficam travadas", diz o presidente da Cooxupé.

A reportagem é de Alexandre Inacio, para o jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ERISOM CRISOSTOMO PINTO

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 23/07/2013

Oi meu nome e Erisom eu sou natural de Conceicao do Rio Verde. Eu acho que a ipanema coffes nao paga os panhadores no seu tempo certo. Eu acho que vcs tem que pagar porque nem relogio trabalha de graca
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/01/2011

Terras com café sempre valeram o correspondente em sacas de café. Se o preço do café sobe, evidentemente que o preço da terra também. Evidentemente que também leva-se em consideração o infra-estrutura, o estado geral dos talhões de café. No sul de Minas, nós produtores baseamos em 40 a 50 sacas de café tipo 6 por hectare, para aquisição de terras.
Ultimamente, se valoriza fazendas que tem suas lavouras mecanizadas, tanto para tratos culturais, e principalmente para colheita.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures