ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inverno chega e deve trazer geadas para Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

“Este deve ser um inverno de geadas frequentes, sobretudo na região Central e Sul do Estado”, comunicou o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) nesta segunda-feira (20/6). De acordo com o Instituto, para o Norte, a previsão é de três a cinco eventos, o que é considerado normal para a época do ano. A estação começa às 19h34 desta segunda-feira (20/6) e termina no dia 22 de setembro.

Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora
Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora


“O inverno tipicamente paranaense apresenta geadas frequentes e registra temperaturas negativas quando as massas de ar frio, ao se deslocarem pelo Sul do País, adquirem uma trajetória continental”, observa Cezar Duquia, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Estas massas provocam estabilidade prolongada, o que afeta a distribuição das chuvas, razão pela qual este é o período do ano com menor volume de precipitações.

La Niña
Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, é alta a probabilidade de manifestação de La Niña de fraca intensidade a partir da metade da estação.

Esse fenômeno climático se caracteriza pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, com impactos nos padrões de chuva e temperatura em todo o planeta.

Um dos efeitos do resfriamento da temperatura superficial das águas é o inverno árido com passagens rápidas de frentes frias na região Sul do Brasil, apresentando chuvas acima da média no leste e estiagem no oeste. “Em junho, o Paraná ainda poderá registrar chuvas ligeiramente acima da média, porém para agosto e setembro, a previsão é de redução no volume de chuvas, que deve ficar na faixa média”, explica Duquia. Quanto às temperaturas, as projeções sugerem comportamento normal, diferentemente do registrado nos últimos anos.

Modelos meteorológicos dinâmicos indicam El Niño Oscilação Sul (ENOS) menor ou igual a -0,5°C (neutro negativo) em junho, evoluindo para La Niña nos meses seguintes com possibilidade de estender-se até a primavera e o verão. ENOS é a flutuação interanual da pressão atmosférica ao nível do mar no Oceano Pacífico decorrente de variações na circulação dos ventos, influenciando assim a temperatura e a pluviosidade.

Alerta de Geada
O Iapar disponibiliza boletins informativos diários de maio a setembro, o Alerta de Geada. No dia 10 de junho foi disparado o primeiro Alerta desta temporada, devido à circulação de uma massa de ar polar pela zona cafeeira paranaense. De acordo com o Iapar, havia três anos que um aviso não era emitido.

Veja quais as orientações do Iapar para proteger sua lavoura durante geadas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures