ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper destaca características agronômicas de 600 genótipos de café canéfora

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Através de um documento on-line, são apresentadas as mais de 30 características agronômicas, de forma detalhada, e o estudo da variabilidade genética de cada um dos genótipos de café conilon pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) Conilon, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O conteúdo traz as características relacionadas à caracterização da planta, hastes, ramo, folhas, fruto, semente, ciclo de maturação, reação a pragas e doenças e tolerância à seca, com base nos descritores de café.  Por exemplo, se o formato da folha é cilíndrico, cônico ou cilíndrico-cônico; se a cor da folha na fase jovem é verde, bronze, verde-bronze ou púrpura; se o formato do fruto é redondo, longo ou elíptico; se a largura da semente é estreita, média ou larga; e assim para todos os descritores.

“A manutenção dos genótipos com características de interesse e a sua caracterização, ao longo dos anos, é de grande relevância para os programas de pesquisa e de melhoramento da espécie, para que a variabilidade da espécie seja devidamente guardada e explorada em cruzamentos e/ou em seleções futuras”, explicou a pesquisadora do Incaper e da Embrapa Café, Maria Amélia Gava Ferrão.

Segundo a pesquisadora, verificou-se que os genótipos do conilon e robusta concentram-se em agrupamentos diferentes, como esperado, em função de suas diferenças agronômicas. “Adicionalmente, observou-se que os clones componentes das dez cultivares clonais do Incaper apresentam variabilidade e estão distribuídos entre materiais do tipo conilon e robusta, o que caracteriza que muitos são oriundos de hibridações ocorridas ao longo dos anos”, disse.

Maria Amélia Ferrão também explicou que o conilon caracteriza-se por apresentar plantas de hábito de crescimento arbustivo, caules ramificados, folhas alongadas, ciclo de maturação precoce a tardia, tolerância à seca e maior suscetibilidade a doenças. Já os cafés do tipo robusta têm plantas com arquitetura maior, folhas e frutos de tamanhos maiores, maturação mais tardia, menor tolerância à seca e maior resistência a doenças.

A publicação é intitulada “Variabilidade Genética de Coffea canephora do Banco Ativo de Germoplasma do Incaper: Caracterização dos Acessos com Base em Descritores Mínimos” e encontra-se acessível na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper

O BAG Conilon do Incaper foi estabelecido a partir de 1997, por meio do Programa de Melhoramento Genético do Instituto, com o objetivo de manter os materiais genéticos com características de interesse. Com o passar dos anos, o número de acessos foi se ampliando, com a inclusão gradativa de novos genótipos selecionados ou introduzidos. “Paralelamente, foram realizadas avaliações e estudos relativos à variabilidade e divergência genética existente entre eles”, relembrou a pesquisadora.

Atualmente, o BAG está presente em três locais representativos da cultura no estado, com objetivo de garantir a guarda do patrimônio genético e avaliação mais adequada para reação a pragas, doenças, seca e outras características influenciadas pelas diferenças ambientais.  Assim, os seus acessos são mantidos nas Fazendas Experimentais de Marilândia, Sooretama e Bananal do Norte, localizadas nas regiões noroeste, nordeste e sul do Espírito Santo, respectivamente.

“Os genótipos estão replicados e avaliados nesses três ambientes, para que todos eles sejam caraterizados, considerando as diferenças para cada região do estado. A manutenção dos acessos no campo nesses locais estratégicos da cultura, permite aos melhoristas o monitoramento contínuo dos genótipos com características agronômicas promissoras dentro do contexto de pressão de seleção advindas das mudanças climáticas”, reforçou Maria Amélia Ferrão.

O Espírito Santo destaca-se como maior produtor nacional de café canéfora e o terceiro de arábica. No Brasil, o café conilon foi introduzido pelo estado em 1912, e o nome para este tipo de café originou-se da palavra “Kouillou”, pois durante uma expedição francesa, foi encontrado às margens do rio Kouillou, localizado no Congo, na África.

O cultivo de Coffea canephora concentra-se em regiões com menor altitude e de temperatura mais elevada, com média anual entre 22ºC e 26ºC, sendo que nos últimos anos observa-se a expansão da cultura para áreas também de maior altitude e de temperatura amena.

Para manter e ampliar a base genética dessa espécie de conilon no estado, é fundamental que no processo de formação das lavouras, os produtores utilizem o conjunto de clones de cada cultivar indicada e sempre que possível mais de uma cultivar, clonal e de semente. “Essas ações contribuirão para a conservação da diversidade genética e sustentabilidade da atividade cafeeira frente aos novos desafios e demandas tecnológicas nos processos de desenvolvimento e de inovação da cadeia do café”, completou a pesquisadora.

Entre as instituições que apoiaram este trabalho, estão o Consórcio Pesquisa Café, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento da pesquisa e pela concessão de bolsas científicas.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures