ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imazon detecta aumento do desmatamento na Amazônia em agosto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) registrou avanço do desmatamento na Amazônia em agosto. Em um mês, os satélites usados pelo instituto para fazer a avaliação identificaram 240 quilômetros quadrados (km2) de novos desmates. A área desmatada no mês passado é 158% maior que a registrada pelo Imazon em julho, quando a floresta perdeu 93 km2. Em relação a agosto de 2010, o índice de aumento ficou em 15%.

As novas derrubadas estão concentradas no Pará, responsável por 49% de todo o desmatamento do bioma em agosto, com 119 km2 de florestas a menos. Rondônia desmatou 46 km2 no período. Mato Grosso foi responsável por 35 km2 de área desmatada e o Amazonas, por 23 km2. No Acre, foram derrubados 10 km2 de floresta e Roraima e o Tocantins foram responsáveis por 6 km2 e 1 km2 de novos desmates, respectivamente.

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em agosto, a degradação avançou sobre 131 km2 de áreas de floresta. Em relação a agosto de 2010, quando a degradação atingiu 1,5 mil km2, houve redução de 92%, principalmente no Pará, em Mato Grosso e em Rondônia.

O Imazon estima que os 240 km2 desmatados em agosto provocaram a emissão de 13,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente - medida que considera todos os gases de efeito estufa.

As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAIRO BAPTISTA

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 24/09/2011

Lamentavelmente é o que presenciamos com grande frequência na mídia que a devastação de nossas florestas continua e de forma desordenada e sem controle.

Quando digo lamentavelmente, refiro-me aos altíssimos investimentos que o Governo Federal diz fazer em sistema de monitoramento e de outros dispositivos e de nada adianta. Na realidade, nada adianta porque o Governo, apesar dos investimentos, não quer enxergar o que ocorre e acaba sendo conivente.

Em nada adianta o Governo ir à mídia, de vez em quando, e dizer que foi identificado um grande devastação da floresta em determinada área e os culpados serão responsabilizados, pois aí como se diz popularmente, "a Inês é morta", ou seja, para servem os sistemas de monitoramento? Para registrar o estrago depois de feito?.  Não há o mínimo sentido.

Recentemente fiz uma viagem aérea no trecho Brasília/Manaus e apesar de toda a altura em que trafegava a aeronave, pude observar com os próprios olhos, varias regiões sendo devastadas e queimadas; Ou seja, onde estão e o que os sistema de monitoramento, que custaram milhões, estão fazendo?



Att. Jairo Baptista

Vitória/ES

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures