ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

illycaffè é certificada por processos sustentáveis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
A illycaffè é a primeira empresa o obter a certificação DNV "Responsible Supply Chain Process", que atesta a capacidade da estrutura empresarial de adotar uma abordagem sustentável nos processos e nas relações com os participantes de todo o setor produtivo, particularmente na cadeia de abastecimento. Um modelo inovador, já que confere um papel crucial à qualidade e à criação de valor.

"Estamos orgulhosos por ter obtido essa certificação, um reconhecimento ao modus operandi que, há 20 anos, caracteriza nossa empresa e é a base da excelência do nosso produto", declarou Andrea Illy, presidente da illycaffè. "A illycaffè sempre foi uma empresa fundada na ética e que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida. O conceito de qualidade é fundamental na filosofia da empresa. E a pesquisa contínua da qualidade, justamente, gera um círculo virtuoso, que cria valor para todos os interlocutores envolvidos, desde o produtor de café até o consumidor da xícara de café".

Qualidade e sustentabilidade são um binômio indissociável para a empresa: um produto, para ser excelente, só pode ser sustentável. E a sustentabilidade é vista pela empresa em sua tripla definição: econômica, social e ambiental. A sustentabilidade econômica é promovida pela criação de valor para todos os interlocutores, desde os produtores até o consumidor final. A sustentabilidade social se baseia no conceito de crescimento individual e de auto-realização. Finalmente, a sustentabilidade ambiental se baseia no respeito do ecossistema por meio, por exemplo, da utilização de embalagens recicláveis e de práticas não poluentes.

Nos últimos 20 anos, a illycaffè implementou um sistema de relações diretas com seus fornecedores, baseado em três pilares: selecionar os melhores cafeicultores nos países produtores de café, quando possível por meio da instituição de prêmios de qualidade; transferir a esses produtores - por meio da Universidade do Café e do trabalho cotidiano de agrônomos no campo - todos os conhecimentos adquiridos ao longo de quase 80 anos de história da empresa e de pesquisa, necessários para atingir os picos de excelência exigidos pelos padrões illy; adquirir as melhores produções diretamente das mãos dos cafeicultores, pagando a eles preços superiores aos praticados pelo mercado, para premiar a qualidade produzida e estimular a melhoria contínua.

Det Norske Veritas, fundação internacional independente e líder de mercado, desenvolveu o novo padrão "Responsible Supply Chain Process", levando em consideração, justamente, o modelo da cadeia de abastecimento da illycaffè, integrando este modelo às linhas mestras atuais e emergentes no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade empresarial, bem como os padrões de referência para as atividades de certificação.

"Este padrão de certificação da cadeia de abastecimento é, particularmente, inovador e demonstra a capacidade da empresa de criar valor a longo prazo. É um esquema orientado para a construção de valor compartilhado, voltado para o progresso social, para garantir um crescimento econômico, levando em consideração que o próprio negócio também melhora por meio da capacidade de fazer com que os próprios parceiros e fornecedores cresçam", afirmou Stefano Crea, Global Food Manager da DNV Business Assurance.

O padrão DNV "Responsible supply chain process"

O padrão DNV "Responsible supply chain process" certifica um processo de abastecimento responsável. O modelo, válido para qualquer tipo de fornecimento de matérias primas, foi aplicado, inicialmente, à cadeia de abastecimento do café verde e, a illycaffè, foi a primeira empresa a obter tal certificação.

Desenvolvido com base em uma abordagem holística, o modelo implementado pela DNV prevê a análise dos processos e das estratégias empresariais, mas também das relações com os participantes, para verificar a coerência das escolhas estratégicas da organização e de seus processos centrais (governança, gestão do pessoal, marketing, pesquisa e desenvolvimento, produção, etc.), bem como a gestão específica dos processos de abastecimento em toda a cadeia de abastecimento. Verifica o compromisso empresarial com a sustentabilidade, avaliando estratégias, papéis e responsabilidades, comportamentos, atividades de envolvimento dos interlocutores e comunicação da responsabilidade social. A capacidade da empresa de demonstrar conhecer e gerir todos os riscos ligados à operacionalidade em áreas como meio ambiente, qualidade, segurança higiênico-sanitária do produto, recursos humanos e direitos humanos, assume igualmente um papel de grande importância.

As informações são da Assessoria de Imprensa da illycaffè, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures