ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IG do café de região baiana é entregue ao Ministério da Agricultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/02/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Indicação Geográfica (IG) é o registro pelo qual produtos são certificados por sua diferenciação dos demais, resultante de características próprias do seu local de origem. A IG atribui reputação, identidade própria, e distingue os produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e o conhecimento do produtor. Sempre atenta às riquezas do Sudoeste do Estado e pensando no desenvolvimento regional, desde 2009 a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a Uesb, faz parte do projeto desenvolvido pela Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascplan), que entregou ao Ministério da Agricultura, no último dia 5, o trabalho final de Indicação Geográfica, com Denominação de Origem (DO), para os cafés da região.

Foto: Eufrásio Lima/ Sítio Boa VistaClassificação de cerejas, do Sítio Boa Vista em Barra do Choça, Bahia
Foto: Eufrásio Lima/ Sítio Boa Vista

O coordenador do projeto, professor Claudionor Dutra, explica que o trabalho dá entrada no Ministério para a solicitação da Indicação Geográfica que contempla uma região formada por doze municípios. O objetivo é garantir a proteção do produto diferenciado e de qualidade que é própria do Planalto da Conquista, e “a Universidade foi fundamental no processo. O trabalho não é uma coisa simples, desde 2009 nós estamos trabalhando nesse projeto, e foi a Uesb que coordenou tudo isso, através dos seus professores, com o financiamento da Fapesb”, ressalta Dutra.

Para o representante do Ministério da Agricultura, Paulo César Oliveira, a participação da Universidade está relacionada com a credibilidade, necessária para o desenvolvimento de um trabalho como esse. “A academia é que busca a ciência, que busca a identificação do produto com o conhecimento e com o saber. Esse trabalho é de fundamental importância e a gente tem a sorte de ter a Uesb tomando a iniciativa disso, com seus profissionais de excelência, dando credibilidade e sustentação científica ao projeto”, destacou.

Foto: Divulgação / Uesb
Foto: Divulgação / Uesb

De acordo com Oliveira, os frutos da IG são colhidos não só pela região, como por todo o país, e o foco está em viabilizar o retorno justo ao produtor. “O Planalto de Vitória da Conquista tem a característica de produzir cafés de qualidade, diferenciados no mercado. Isso, inclusive, já atraiu empresas e consultores internacionais, que vieram em busca do conhecimento que o produtor local conseguiu com o passar dos anos, com a tradição da produção. O que se está buscando com uma iniciativa como essa é que o produto possa remunerar o produtor de forma adequada”, pontua.

Com a valorização do café produzido na região, o benefício voltado para os produtores chega à agricultura familiar. É o que comemora Eufrásio Lima, produtor da região premiado nos dois últimos anos por seu produto, considerado o melhor café do país: “obter um selo dessa magnitude é maravilhoso pra mim e pra todo o Sudoeste. Essa é uma luta, em que a gente vem se reunindo e buscando essa certificação, que finalmente agora está chegando. É muito importante pra gente, principalmente da agricultura familiar, que só tem a ganhar com isso, agregar valor e ter o produto reconhecido”.

O representante do Ministério esclarece que a entrega do trabalho final é o primeiro e mais importante passo para se conseguir uma IG. Nessa etapa é feita a identificação dos atores, da tradição, do produto e da sua estandardização. Agora o Ministério da Agricultura encaminhará o trabalho para outras instituições, e por fim para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro e emitir o certificado.

Informações Uesb/Por Mariana Lacerda/ Uesb

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures