ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC: público da Agrishow poderá conhecer o Programa IAC de Cafés Especiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Para os apreciadores da bebida, o cheiro e o sabor de um café recém-preparado são de dar água na boca. Se ele já é tão valorizado, imagine então um café especial - com perfil sensorial diferenciado em sabor e aroma. Em 2012, o público da Agrishow poderá, pela primeira vez, conhecer o Programa IAC de Cafés Especiais e também degustar seus resultados. O plot do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, oferecerá degustação de blends de alguns cafés do IAC colhidos na última safra, todos com elevada qualidade de bebida e diferenciação no perfil sensorial.

O Programa IAC de Cafés Especiais busca contribuir para a disponibilização desse tipo de produto aos consumidores, além de gerar nova oportunidade à cadeia de produção do café. A idéia é oferecer ao setor da cafeicultura uma "carta de cafés" - opções variadas de cultivares diferenciadas pela qualidade sensorial - com possibilidade de reorientações nas pesquisas científicas que possam resultar em materiais específicos para as demandas apresentadas pelas regiões geográficas onde se pretende cultivá-los, pois a qualidade do café é muito sensível às variações de ambiente, às constituição genética da cultivar e à forma de processamento na pós-colheita.

Outra característica do Programa IAC de Cafés Especiais está em traçar ações que contribuam para a redução do prazo para obtenção de novas cultivares. Qualquer instituição pública ou privada, pessoa física ou jurídica que atue no agronegócio café ou que esteja direta ou indiretamente envolvida em ações que visem a melhoria da qualidade do café brasileiro pode ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo Programa. A adesão formal dos interessados é efetivada por meio de contratos de colaboração e parcerias público-privadas intermediados por fundações de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

Cafés especiais são aqueles que além da elevada qualidade de bebida possuem atributos sensoriais distintos e marcantes, com ênfase no sabor e aroma. A diferenciação do café pela qualidade sensorial tem sido mundialmente reconhecida com o surgimento do café terroir, ou seja, um café com qualidade única. Esse novo conceito na produção de cafés especiais tem promovido a valorização de cafés realmente distintos, constituindo excelente opção para agregação de valor.

Segundo o pesquisador do IAC, Gerson Silva Giomo, há potencial para produção de cafés com nuances de sabor e aroma floral, frutado, achocolatado, cítrico, entre outros. "Os resultados preliminares indicam a possibilidade de produzir cafés de altíssima qualidade sensorial que não deixam nada a desejar em relação aos especiais produzidos por outros países", comenta o pesquisador. Para quem gosta de consumir café puro, os especiais são os mais adequados. "Quando bem preparado, é um café que se ingere puro, sem adição de açúcar, leite, chocolate ou qualquer outra coisa", diz.

O trabalho de seleção é focado nas características qualitativas que interessam ao café especial, como tamanho do grão e qualidade de bebida. As inúmeras características qualitativas que podem ser exploradas para o desenvolvimento de cafés com qualidade sensorial diferenciada só são viáveis graças ao rico Banco de Germoplasma mantido pelo IAC - um dos mais completos do mundo.

O pesquisador explica que a qualidade do café depende de uma série de fatores, como genética da planta, ambiente de cultivo, manejo da lavoura e técnicas de processamento. Para cada situação, o Programa IAC de Cafés Especiais vai realizar estudos específicos para identificar a melhor combinação desses fatores que possam potencializar a qualidade e favorecer a obtenção de bebidas diferenciadas.

As informações são do Portal Fator Brasil, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures