ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IAC: informações sobre implantação do robusta em SP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/02/2009

4 MIN DE LEITURA

0
0
Dois milhões de sacas de café conilon/robusta. Esse é o volume necessário, por ano, para atender à indústria paulista de café solúvel. E detalhe: São Paulo não produz esse tipo de café. Para a indústria, o melhor seria comprar a matéria-prima paulista e não trazê-la do Espírito Santo, com elevados custos de transporte. Tradicional produtor de café arábica, São Paulo tem no robusta uma opção para o plantio em regiões de temperaturas elevadas e uma oportunidade para aproveitar o mercado da indústria de café solúvel.

O Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, está desenvolvendo pesquisas para avaliar a viabilidade do cultivo do conilon/robusta no Estado Paulo e as informações prévias sobre os estudos foram apresentadas nesta segunda-feira, 16, na primeira reunião de 2009 da Câmara Setorial de Café, realizada no IAC, com representantes de todos os elos da cadeia do café. O diretor-geral do IAC, Marco Antônio Teixeira Zullo, deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a abertura do IAC ao setor produtivo.

O pesquisador do IAC, Luiz Carlos Fazuoli, afirmou ter ficado surpreso com a qualidade do café robusta que o IAC está selecionando. Ele ressaltou que o Instituto está fazendo experimentação e campo-piloto, incluindo estudos com condução da lavoura e custos de produção, mas não é possível ainda recomendar o robusta para São Paulo. É necessário seguir pesquisando. O IAC gerou em 2008 uma coleção de 300 plantas matrizes, que poderão gerar cultivares clonais de café robusta. Além da adaptação de cultivares, o estudo envolve as áreas de adequado manejo da lavoura, adubação, espaçamento, poda, irrigação, colheita e secagem.

De acordo com Fazuoli, o IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem vários experimentos e campos de seleção do conilon/robusta em Campinas, Mococa, Cássia dos Coqueiros, Pindorama, Herculândia e Adamantina, totalizando 15 hectares em estudo. Ele afirma que recentemente foi instalado um campo-piloto em Matão, em uma área de 10 hectares, com 18 clones de conilon do Espírito Santo e 2 hectares de ensaios com 45 clones do IAC e 18 clones do Espírito Santo.

Outro campo-piloto está instalado em Adamantina, com 18 clones do Espírito Santo. Há também experimentos com 39 clones do IAC e 18 do Espírito Santo numa área 2 hectares. "O material do IAC tem plantas matrizes, mas não há quantidade suficiente para escala comercial", diz o pesquisador. Já os materiais do Espírito Santo, disponíveis em grandes quantidades, ainda não foram experimentados em São Paulo o suficiente para serem indicados em escala comercial.

Fazuoli ressalta que regiões com deficit hídrico o robusta tem que ser irrigado. A condução da lavoura é outro aspecto delicado desse café. Os estudos com os custos de produção do robusta caminham para a conclusão. Por hora, sabe-se que o mercado é amplo e tem forte demanda da indústria, que poderia se beneficiar inclusive com a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), já que desde 1995 o Governo do Estado isenta desse tributo as indústrias de café que compram matéria-prima em São Paulo.

Durante a reunião da Câmara Setorial, nesta segunda-feira, um produtor do robusta do extremo Sul da Bahia declarou que tem bons rendimentos, apesar de considerar trabalhoso o cultivo, por ser todo manual.

Qualidade do café passa pela pesquisa e pela organização de produtores

Quando um apreciador de café tem aqueles minutos prazerosos de encontro com a xícara quente e cheirosa pouco se sabe sobre o quanto já foi feito para a existência da cena tão corriqueira. A verdade é que por trás de um bom café há muito trabalho, de uma longa cadeia produtiva, que tem início na pesquisa, passando pelos produtores e indústria até chegar ao consumidor.

O IAC, referência nacional e internacional em pesquisa com cafeeiro, também recebeu nesta segunda-feira, 16, representantes de todos os elos da cadeia do café para a primeira reunião de 2009 da Câmara Setorial de Café. A organização dos produtores com foco na qualidade do café foi o tema norteador da reunião. O grupo aprovou a geração de proposta para desenvolver o chamado Programa de Cafeicultura Sustentável Paulista, que deve ser encaminhada ao Governo do Estado.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, o trabalho técnico está na base de toda a realização, que envolve a caracterização das regiões cafeeiras paulistas. O trabalho previsto é complexo, mas já há alicerces construídos. "Temos o melhor instituto de pesquisa do Brasil", disse referindo-se ao IAC ao citar bases já existentes para a elaboração do Programa.

O nicho de cafés especiais atrai a indústria e vem conquistando espaço. Segundo Herszkowicz, há oito anos o mercado de especiais era nulo e hoje representa 5% de uma grande rede de hipermercados no Brasil, que movimenta R$ 270 milhões por ano em café. A organização dos produtores e o esforço pela qualidade devem ser direcionados à expansão dessa fatia.

A pesquisa é fundamental para alcançar a meta de produto de qualidade e essa ação prevê a interação com os cafeicultores. O pesquisador Luiz Carlos Fazuoli destacou a parceria com os produtores, trabalho que inclui, além da geração de tecnologias, visitas a lavouras de café e recepção de agricultores que vêm ao IAC para acessar o conhecimento que melhora o desempenho do cafezal.

Herszkowicz ressaltou o apoio do Governo paulista ao crescimento de cafés de alta qualidade. O incentivo significa disponibilizar suporte técnico, por meio dos institutos da Secretaria de Agricultura, e ainda o incremento financeiro. O presidente da Câmara Setorial lembrou que desde 1995 o Governo do Estado isenta do ICMS as indústrias de café que compram matéria-prima em São Paulo.

Matéria de Carla Gomes, da Assessoria de Imprensa do IAC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures