ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras investe no Centro de Qualidade do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) destinou quase 167 milhões de euros (US$ 250,13 milhões) para a construção do Centro Nacional de Qualidade do Café em San Pedro Sula, Honduras, que contribuirá para melhorar as vantagens competitivas do café hondurenho e consolidar a diferenciação de sua qualidade e posicionamento no mercado internacional.

Inaugurado em 17 de julho pelo presidente de Honduras, Manuel Zelaya, o centro tem se desenvolvido sob a liderança do Instituto Hondurenho de Café (IHCAFÉ), com o apoio da AECID e a Secretaria Técnica de Cooperação Internacional (SETCO) e contou com um investimento de US$ 1,3 milhão, 20% deles vindos da AECID.

A AECID colabora há anos, através de seu Programa de Apoio ao Setor Cafeeiro Hondurenho com os pequenos produtores, setor que representa um dos mais importantes capítulos da economia de Honduras, do qual participam 100 mil famílias, sendo cerca de 70 mil pequenos produtores. É fonte importante de divisas, dedicando grande parte de sua produção às exportações, fomentando o trabalho rural e evitando a migração do campo à cidade, explicou a AECID em comunicado.

O centro se dedicará a oferecer serviços de análises físicas e organolépticas do café, através de seu Laboratório de Controle de Qualidade do Café, serviços de análise de solos, água, tecidos e contaminantes, com o Laboratório Químico-agrícola, e será a sede regional de serviços de registro e inspeção das exportações, certificações, administração a assistência técnica do IHCAFÉ.

Em um futuro imediato, o centro, com operação regular de seus dois laboratórios químico e físico de café, poderá entregar certificados avaliados pelos mais estritos padrões nacionais e internacionais. De fato, iniciativas de qualidade reconhecidas internacionalmente, como o programa de cafés especiais da xícara de excelência e locais como a Denominação de Origem, desenvolvida com o apoio da AECID, poderiam contar com um certificado de qualidade oficial, tanto para o consumo interno como para a exportação.

A AECID e o IHCAFÉ têm trabalhado conjuntamente na execução e no fortalecimento da Denominação de Origem Café, em Marcala (La Paz), a primeira legalmente reconhecida em Honduras e em nível centro-americano, e na identificação das cinco regiões cafeeiras do país: Copán, Opalaca, Azul Meambar, Agata Tropical e Montecillos, bem como na Escola Superior do Café. A reportagem é do europapress.es.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures