ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Honduras e Nicarágua aprendem com o comércio sustentável da Colômbia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Pela primeira vez, a Global Coffee Platform (GCP), a Rainforest Alliance/UTZ e a Solidaridad organizaram experiências de intercâmbio de plataformas nacionais com participantes da Nicarágua, Honduras e Colômbia. O evento aconteceu entre 17 e 19 de julho, em Bogotá.

Os participantes desses países compartilharam seus contextos e desafios na criação de espaços bem-sucedidos e multi-atores na produção sustentável de café. Os principais desafios identificados foram: instabilidade de preços, mudanças climáticas, falta de engajamento na nova geração, falta de força de trabalho, baixa lucratividade e falta de resiliência das famílias do café.

Aura Lila Sevilla Kuan, coordenadora do Comitê Executivo da Plataforma de Café Sustentável da Nicarágua (Nicafe) e presidente da Aliança de Cafeicultores da Nicarágua (ANCN), diz que a experiência foi inspiradora. “Apesar das fraquezas em termos de instituições, governança e aspectos organizacionais internamente, é muito positivo que estamos avançando no processo, especialmente aprendendo com outros países, instituições e organizações mais fortes no setor”, disse Kuan.

De acordo com relatos da mídia, a agitação política da Nicarágua foi prorrogada por quase três meses, afetando todas as atividades no país, incluindo exportações de produtos agrícolas e turismo. O Banco Central estima uma perda de US$ 230 milhões de receita cambial.

Aprender a construir instituições mais fortes por meio da NICAFE, uma plataforma multilateral na Nicarágua que foi lançada em novembro de 2017, tem sido de especial interesse para o setor cafeeiro deste país. Durante 2016/2017, a Nicarágua exportou 2,29 milhões de sacas de café de 60 quilos, o que representou US$ 486.435.028 de divisas.

Fausto Rodríguez, co-diretor da Rikolto na Centro América, uma organização internacional não governamental que apoiou a iniciativa do Nicafe, expressou que a necessidade de mais "esforços coletivos e ações entre plataformas na região foi positivamente destacada pelos representantes", como foi fortalecer as organizações cafeeiras na competitividade, capacitação e colaboração com outros países.

Para Juan Francisco Martínez, representante da Rainforest Alliance na Nicarágua e coordenador do Programa de Parceria Setorial na América Central, a soma dos esforços coletivos garante a aprendizagem no desenvolvimento de plataformas em todo o país.

Agora, os membros de cada nação precisam adaptar essas experiências aos seus próprios contextos. "O desafio é identificar as lacunas existentes para criar e facilitar um sistema sustentável com colaboração pública e privada, onde todos os atores da cadeia de valor estão representados", diz Martínez.

A delegação hondurenha foi integrada pela Comissão Nacional do Café, Ahprocafé, Cohonducafé, Codexa, CHPP, e organizações governamentais e privadas interessadas em construir a plataforma nacional para gerar maior impacto.

Rubén Gallozzi, representante da Rainforest Alliance/UTZ em Honduras, uma organização internacional sem fins lucrativos e programa de certificação, diz que apesar de levar cinco anos para consolidar a plataforma colombiana, mais membros estão se juntando para ver os benefícios. "É importante ter clareza sobre o propósito de sua criação e quais tópicos serão abordados, pois o principal objetivo é produzir café sustentável para compradores exigentes", diz Gallozzi.

Organizações do setor cafeeiro colombiano, incluindo Ángela Peláez, da RGC Coffee; Daniel Ardila, da Carcafe; Mauricio Galindo, da Rainforest Alliance/UTZ Colombia; e Gustavo Gómez, da Asoexport, também compartilharam com as delegações sobre as iniciativas em sustentabilidade que promovem ou financiam o café.

As informações são do https://gcrmag.com / Tradução Juliana Santi

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures