ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

hEDGEpoint divulga relatório sobre produção brasileira de café do ciclo 23/24

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2022

1 MIN DE LEITURA

1
2

No final de novembro, os preços do café foram afetados por fatores macroeconômicos, como as novas medidas contra a Covid-19 na China. Embora o país não seja uma das principais regiões consumidoras de café, as restrições à mobilidade chinesa podem ter um efeito cascata na economia global.

Por outro lado, temos fatores fundamentalistas importantes a considerar: números da safra brasileira 23/24. A Figura #1 mostra as estimativas do café arábica, com um intervalo entre 44,4M e 46,4M sacas, e um ponto médio em 45,4M.

Ainda que os números mostrem uma recuperação em relação a 22/23, a safra não é tão grande quanto se esperava inicialmente. Enquanto muitas áreas estão produzindo novamente após poda, e a ocorrência de duas safras menores gerou menos stress produtivo, a recuperação do clima não foi suficiente para desencadear uma safra recorde.

Para o canéfora, a produção deve cair no Espírito Santo, pois o estado mostra - a exemplo do que aconteceu com o arábica em 22/23 - que nem sempre uma florada excelente significa produtividade excelente, pois as flores secaram em diversas regiões, em vez de continuar o desenvolvimento em chumbinhos. Com isso, a Figura #2 mostra nossa estimativa de 20,5M a 22,5M sacas, com um ponto médio de 21,5M sacas.

Considerando o ponto médio tanto para o arábica quanto para o canéfora, e os demais países seguindo sua tendência de produção de 20 anos, esperamos atualmente um pequeno superávit em 23/24, em 3,74M sacas (Figura #3).

O superávit também eleva ligeiramente a relação estoque/uso total em 23/24, após dois anos de resultados fracos. Apesar da recuperação da produção, a medida não deve aumentar como no passado devido aos baixos estoques nas origens.

Enquanto os destinos continuam relativamente bem abastecidos, as origens viram um esgotamento dos estoques, impactando a métrica global (Figura #4). O pico aconteceu logo após a safra recorde brasileira em 20/21, sem recuperação após problemas climáticos nas principais origens.

Para o restante do ciclo 22/23, esperamos que os estoques continuem em tendência de queda, refletindo o déficit de 2,17M sacas.

Para conferir o relatório completo da hEDGEpoint, clique aqui.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FILADELFO AMARAL

EM 12/12/2022

parabéns até que em fin um comentário serio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures