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Guatemala desenvolve blends visando mercado russo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2007

1 MIN DE LEITURA

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O desenvolvimento de blends especiais para café expresso e americano elaborados com grãos de diversas regiões dentro da marca Guatemalan Coffees se converterá em "ponta de lança" para chegar ao mercado russo.

Segundo o site Prensalibre.com, grãos de diversas altitudes foram considerados para elaborar um produto 100% nacional para atender o gosto dos consumidores da Rússia. O blend tem sido validado por especialistas degustadores mundiais, de forma que a Associação Nacional de Café (Anacafé) se mostra entusiasmada pelas expectativas de exportação que teria este blend.

De acordo com o diretor da Anacafé, William Hempstead, não existe uma fórmula matemática para realizar os blends, pois para consegui-los, são necessárias várias provas. Usa-se porcentagens de diferentes tipos de grãos até que se chegue à mistura desejada, que deve conter as características que demande o comprador.

Atualmente, a Rússia recebe 9,2 mil sacas de 60 quilos anuais de café da Guatemala, em sua maioria exportado por meio da Alemanha; no entanto, o potencial de consumo deste mercado é de 76,6 mil sacas, segundo dados da entidade.

Existem muito poucos países no mundo que podem elaborar uma mistura desta classe e a Guatemala é um deles, porque possui todo o necessário quanto ao tipo de grão. Os blends foram desenvolvidos para oferecer opções a segmentos com diferente capacidade de compra.

Segundo a Anacafé, do total da produção, em relação a colheita de 2006/2007, calculada em 3,6 milhões de sacas, 81% corresponde a cafés gourmet, enquanto que os 19% restantes são um nicho de mercado que servirá como base para o desenvolvimento de blends para expresso.

Para o presidente da Anacafé, Christian Rasch, que recentemente visitou Moscou, a Guatemala tem a oportunidade de enviar café diretamente, sem necessidade de intermediários.

Para especialistas, a estratégia abrirá a porta para dar valor agregado ao café de exportação, o que beneficiaria produtores, torrefadores e outras indústrias relacionadas.

Rasch compara o atual mercado russo com o japonês de 10 anos atrás, que agora se converteu no segundo destino de exportação depois dos EUA.

Os russos estão mais acostumados a beber chá; no entanto, o costume de tomar café está crescendo rapidamente devido também ao "crescente poder aquisitivo das classes média e alta que buscam imitar os costumes ocidentais".

O presidente da Anacafé disse que a chegada próxima da cadeia Starbucks a Moscou, capital da Rússia, fará com que outros empresários locais e estrangeiros compitam com mais lojas de café e "neste momento o café da Guatemala estará presente".

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