ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grupos de café pagam altos premiums para contornar volatilidade do mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Importantes grupos de café estão pagando mais de 30% acima dos preços futuros por seu café, em um esforço para proteger os produtores dos movimentos do mercado atribuídos a especuladores e apoiar a segurança das ofertas de alta qualidade.

O diretor executivo da Nespresso, da Nestlé, Jean-Marc Duvoisin, disse que comprou seu café por valores “30-40% maiores do que o preço de mercado”, como definido pelos futuros dos grãos arábica em Nova York. O premium refletia em parte a alta qualidade dos grãos que a Nespresso compra, disse Duvoisin.

Entretanto, a empresa também está pagando mais em um esforço de proteger os pequenos produtores, dos quais a empresa depende para abastecimento, mas que têm encontrado dificuldade em lidar com a volatilidade nos preços futuros.

“Esses altos e baixos [nos movimentos de preços futuros] estão ficando mais fortes a cada ano”, disse Duvoisin durante o Forum Internacional de Café em Milão, citando comércios de fundos como fatores que exacerbam os movimentos de preços.

Ele estimou que “60-70%” dessa instabilidade de preços foi causada pela “atividade especulativa, não realmente como resultado de compra e venda de café físico”.

Os preços pagos pela Nespresso “não estiveram relacionados com o preço de mercado” e “aliviaram” a queda nos valores recebidos pelos produtores durante o declínio do mercado nesse ano.

Separadamente, Andrea Illy, presidente e diretor executivo da Illycafe, disse que o grupo italiano foi pioneiro nesse tipo de estratégia há mais de 20 anos, após o colapso dos controles dos preços mundiais, com a medida tendo sido reconhecida em prêmios éticos.

Duvoisin disse que a estratégia da Nespresso significa que o negócio não estava “ativamente” comprando café do mercado internacional, com mais de 80% dos fornecedores garantidos pelo programa de suporte ao produtor.

Para os pequenos produtores, isso forneceu benefícios “sociais e econômicos”, em um momento em que a dificuldade de ganhar sustento com o café está sendo vista na pobreza dos produtores e que a preferência dos filhos de produtores está voltada para outros setores.

As informações são do Agrimoney/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures