ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grão chocho e com broca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2014

2 MIN DE LEITURA

7
0
Primeiro, a seca atingiu as lavouras de café em Minas e os grãos não conseguiram se desenvolver direito. Ficaram chochos e as perdas para a safra deste ano e para o próximo já estão certas. Agora veio mais um golpe para a produção. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou, na semana passada, estado de emergência fitossanitária para a produção cafeeira do estado. A Portaria 188 foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira e trata do risco iminente da infestação pela praga Hypothenemus hampei, conhecida como broca-do-café, e que já representou muitos problemas aos produtores

Segundo o diretor da FAEMG e presidente das comissões de cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita, o decreto derruba obstáculos burocráticos na adoção de medidas emergenciais e na busca por alternativas de médio e longo prazos para o problema. “A praga ganhou força após a proibição do Endolsufan, única substância eficiente para o controle. O estado de emergência retira uma série de entraves na busca por outros produtos que o substituam”, explica.

Breno Mesquita diz ainda que a broca-do-café certamente afetará o volume e a qualidade da produção. “O tamanho real desse impacto, assim como dos danos causados pela seca, só saberemos no momento do beneficiamento dos grãos, que ocorre a partir de julho. Só então teremos a extensão da quebra, que já é uma realidade confirmada.”

O diretor da Faemg lembra que, neste primeiro momento, apenas Minas Gerais foi beneficiado pelo decreto, mas outros estados também estão sofrendo o mesmo problema. “É fundamental que a questão seja tratada com seriedade e grande rapidez. É um produto de grande peso na economia mineira, com fortes reflexos na balança do estado. Das lavouras mineiras sai metade da produção brasileira e cerca de um quinto de todo o café mundial”, destaca.

Segundo o Ministério da Agricultura, o estado de emergência deve vigorar por um ano, período em que devem ser adotadas medidas emergenciais para controle contra a infestação. Para evitar que seja perdido o controle sobre os ataques da broca-do-café, o Mapa fará uma ação de contingência que envolve um plano de manejo e medidas emergenciais, que serão estabelecidas em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). “A broca-do-café é uma praga de produção e de qualidade, diminui a produtividade e piora a qualidade na exportação do café. Não pode voltar a ser uma praga de importância no Brasil”, afirma o diretor de Sanidade Vegetal do ministério, Luis Rangel.

Crise Anunciada

O problema da broca já vinha preocupando os cafeicultores desde o fim do ano passado. Em encontro da cafeicultura promovido em Guaxupé, em novembro, para intercâmbio entre pesquisadores da Epamig, técnicos e cafeicultores associados à Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), o tema já foi discutido e a preocupação era uma realidade.

O pesquisador Júlio César de Souza alertou sobre o problema. “A partir da proibição, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do inseticida Endosulfan para controle da broca, o produtor deve redobrar o monitoramento da lavoura, utilizando uma planilha específica, para evitar prejuízos que podem chegar à perda de 20% do grão”, explicou, durante o evento. Segundo Júlio, dois novos produtos já foram testados e aprovados, mas ainda não tinham obtido registro no Mapa. Ele disse que são produtos com a mesma eficácia do Endosulfan, de baixa toxicidade e que apresentaram seletividade a espécies de ácaros predadores (inimigos naturais). Entretanto, não estão disponíveis para a safra de café 2013/2014.

As informações são do Estado de Minas, adaptadas pelo CaféPoint
 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ LUIZ CORNÉLIO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/03/2014

Lembrando que esse ano é ano de eleição. ..no fundinho do grão brocado deve ter um dedo de politicagem.
PAULO

ALPINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/03/2014

pura politicagem,quanto mais tempo demorar pra liberar o produto,mais caro será!!!!!!
DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/03/2014

Se não fosse assunto tão sério seria o caso de chorar ! Será que acham que decretando Estado de Emergência Fitossanitária a broca vai desaparecer ? Não pensaram nisso antes ? Esperamos que nossos politícos e lideranças do setor tenham mais  discernimento nas suas tomadas de deçisões no futuro , e vamos pegar a broca no estilingue !
JOMARIO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/03/2014

muito bom bem atualizados
LEANDRO CAETANO MOTA

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/03/2014

O problema já era esperado pelos produtores mas, o MAPA só enxergou isso agora?
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/03/2014

Isto é Brasil, sil, sil, sil.

Vejam a notícia: ..."O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou, na semana passada, estado de emergência fitossanitária para a produção cafeeira do estado (MG)... "A praga ganhou força após a proibição do Endolsufan, única substância eficiente para o controle."... "...dois novos produtos já foram testados e aprovados, mas ainda não tinham obtido registro no Mapa".

O MAPA imagina que a broca vai sumir com decretação de estado de emergência? Por que essa turminha que vive no ar condicionado de Brasília, não libera rapidamente os produtos já aprovados? Será que eles sabem que não dá para "matar broca com martelo" grão-a-grão? Esta é mais uma prova da incompetência nacional...
EDSON GREGORIO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/03/2014

super bem informado !! tó adorando o café point.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures