ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo pode isentar commodities de IOF

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Ministério da Fazenda estuda conceder isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% que incide sobre os depósitos de margem de garantia nas operações com commodities na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A reivindicação do mercado é amparada pelos contratos de exportação de café, cujas operações de hedge migraram em grande parte para o mercado externo.

A tributação sobre as margens de garantia na bolsa data de outubro de 2010, quando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também elevou de 4% para 6% o IOF para investimentos estrangeiros em títulos de renda fixa no país. As medidas adotadas contra a entrada de dólares atingiram em cheio o mercado de café, em que se concentrava a maioria dos estrangeiros interessados em operar derivativos agrícolas no país.

Em setembro de 2009, pouco antes de o governo passar a cobrar IOF sobre aplicações estrangeiras em renda fixa e variável, havia 16,6 mil futuros de café abertos na bolsa. Quase metade dos contratos de compra e venda, 8,1 mil, estava em mãos estrangeiras. Um ano mais tarde, em setembro de 2010, mês que antecedeu a tributação também das margens de garantia, o número de contratos se mantinha perto de 16 mil, mas a fatia estrangeira havia caído a menos de 3,3 mil contratos.

De lá para cá, o mercado encolheu à metade dos níveis observados antes dos aumentos de impostos. Até o último dia 15, o mercado futuro de café operava com apenas 7,2 mil contratos - apenas 1,2 mil deles nas mãos de não-residentes.

A falta de liquidez fez com que muitos produtores migrassem para a bolsa de Nova York para travar seus preços. "Hoje, a maioria das nossas operações de hedge está lá fora", afirma Lúcio Dias, superintendente comercial da Cooxupé, maior cooperativa de café do país.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures