ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo da Nicarágua delimita cultivo de café robusta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Governo da Nicarágua, através do Ministério Agropecuário e Floresta (Magfor), delimitou as áreas onde os produtores de café podem cultivar e comercializar café robusta, uma variedade de grão que inquieta muitos produtores, porque teme que afete a variedade arábica.

Somente em algumas áreas de El Coral e El Almendro, na Região Autônoma do Atlântico Sul (RAAS), e da Região Autônoma do Atlântico Norte (RAAN), poderão ser cultivados e comercializados os grãos da variedade robusta, segundo acordo ministerial do Magfor. Em áreas protegidas, como Bosawás, Cola Blanca, Cerro Bolivia, Cerro Banacruz, Wawashang e Río Indio Maíz, entre outras, não poderá ser cultivada nem comercializada essa variedade, e no RAAN se exclui também a região de Waslala.

Na Nicarágua, 180.000 manzanas (126.792 hectares) são destinados à produção de café, onde se geram 700.000 postos de trabalho. Segundo o acordo, o beneficiado do café robusta será delimitado à área estabelecida para sua produção ao alcançar níveis de produção acima de 46.000 sacas de 60 quilos, ou quando tiver passado quatro anos a partir da entrada em vigência do acordo.

O ex-presidente da Associação de Cafeicultores de Matagalpa (Asocafemat) e da União de Produtores Agropecuários da Nicarágua (Upanic), Julio Solórzano, disse que se houver regiões aptas para o cultivo de café robusta pode-se fazer, mas é necessário deixar claro aos produtores uma série de dúvidas sobre essa variedade. Ele é contra a superprodução dessa variedade, porque poderia substituir o café imperfeito (café não exportável) que é consumido no país. O café imperfeito representa 20% da produção na Nicarágua e é vendido no mercado nacional a um preço cerca de 50% menor do que no mercado de exportação.

O consultor individual, Félix Cáceres, com 26 anos de experiência no café, disse que há um desconhecimento sobre o café robusta entre os produtores. Eles temem que se possa cruzar com café arábica, mas Cáceres explicou que isso é impossível, porque ambas as variedades têm características genéticas diferentes. “Não há possibilidade de se cruzarem de forma natural, somente em laboratório”.

Tampouco existe a possibilidade de que os grãos de ambas as variedades se combinem para exportar, porque têm características diferentes, inconfundíveis, argumentou. Cáceres disse que o robusta é mais resistente a doenças, inclusive à ferrugem, e provoca menos contaminações ao precisar de menos fungicida e evitar a despolpa, o que no caso do café arábica, é obrigatória.

Ao contrário, os custos de produção são mais baixos, porque embora em uma manzana (0,704 hectares) de café arábica se tenham que cultivar de 4.000 a 5.000 mudas, em uma manzana de café robusta se cultivam 1.900 mudas.

“Restringi-lo é mais um assunto de caráter político que técnico”, disse ele, que considera que o café robusta é um produto que beneficiaria mais aos pequenos produtores e que a Nicarágua pode cultivar sem deixar de cultivar café arábica.

A reportagem é do https://www.elnuevodiario.com.ni, adaptada pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HUGO VELEZ MONTES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/10/2013

ES POLITICA  ESA RESTRICCION

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures