ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gosto por café na Índia poderá afetar preços dos grãos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
“Eu costumava beber chá todos os dias, mas nesses dias, após chegada das cafeterias, estou indo a esses locais para tomar uma xicara de café”, disse o gerente de serviços de marcas de uma agência de publicidade de Mumbai, Jovinson Duarte, de 29 anos.

Duarte, que disse que a nova Starbucks deu a ele e seus amigos um lugar para se reunir e usar wi-fi grátis, faz parte de um crescente número de jovens indianos que estão cada vez mais bebendo café.

A crescente demanda de café da Índia está impulsionando as companhias internacionais, como a italiana Lavazza SpA, a suíça Nestlé, e a americana, Starbucks Corp., a abrir lojas na região que tradicionalmente é consumidora de chá, oferecendo crescimento quando os retornos estão mais difíceis de serem obtidos em mercados mais desenvolvidos.

O crescente consumo de café na Índia também deverá apoiar os preços mundiais do grão, com os analistas prevendo uma redução nas exportações de café do país à medida que a demanda doméstica aumenta.

Embora a Índia represente somente 1,4% da demanda global, o mercado de café nessa região deverá crescer quase 9%, para US$ 486,6 milhões nesse ano, de acordo com a firma de pesquisas de mercado, Euromonitor International. Isso se seguiria a um crescimento de quase 80% nos últimos cinco anos.

O consumo anual de café da Índia, de cerca de 85 gramas per capita, é pequeno comparado com os 4,1 quilos consumidos nos Estados Unidos, de acordo com a Organização Internacional de Café (OIC). Porém, em uma população de 1,2 bilhão de pessoas, é a crescente classe média de 300 a 400 milhões de pessoas que atrai as multinacionais.

“O tamanho da economia indiana e a taxa de crescimento do setor de café, combinados com o crescente poder de gastos e a mudança nas preferências dos consumidores apresentam uma tremenda oportunidade para nós”, disse a diretora executiva da Tata Starbucks Ltd., uma joint venture entre a rede americana e a Tata Global Beverages Ltd., da Índia, Avani Saglani Davda.

Davda disse que existe uma tendência na Índia de consumo fora de casa e uma mudança nas preferências dos consumidores, com o café mudando de uma bebida que era consumida principalmente no sul da Índia para uma que agora é consumida nacionalmente.

A Starbucks, como parte de sua venture com a Tata, abriu suas primeiras lojas na Índia em outubro e agora tem sete lojas em Mumbai e Nova Deli.

A Lavazza, que vende café com sua marca a outros varejistas, recentemente abriu uma cafeteria em Bangalore. O diretor da companhia para a região da Ásia e Pacifico, Attilio Capuano, disse que a abertura de lojas nas principais cidades da Índia é parte de uma estratégia para fortalecer sua marca no país.

“Os jovens estão indo a lugares como a Starbucks, porque querem um lugar da moda para socializar e pegar seus iPhone se conectar na wi-fi grátis, disse Roberio Oliveira Silva, presidente da OIC. “A cultura do café vem tomando a Índia e continuará por causa das rendas mais altas e maior urbanização”.

A demanda por café instantâneo também é crescente aqui. A Nestlé fez uma demonstração em fazendas do sul da Índia no ano passado para ajudar os produtores a melhorar a produtividade e ajudar a suprir a demanda por produtos instantâneos da companhia no país.

A grande população da Índia significa que mesmo um pequeno aumento no consumo de café por indivíduos pode afetar a oferta e a demanda global pelo produto. O status da Índia como quarto maior exportador do mundo de grãos robusta – após o Vietnã, Brasil e Indonésia – poderá ser mudado pela demanda doméstica.

“À medida que mais produção é consumida domesticamente, sobra menos para as exportações, dando suporte aos preços internacionais”, disse o analista do Rabobank, Keith Flury.

A Índia deverá produzir cerca de 315.500 toneladas de café durante 2012-13, de acordo com o Conselho de Café do país. Cerca de 70% da produção é de café robusta, cultivado principalmente nos estados do sul da Índia de Karnataka e Kerala. Os envios de café da Índia caíram em cerca de 9% no ano passado, para 310.021 toneladas.

O presidente do Índia Coffee Trust, Anil Bhandari, disse que o país poderá parar de exportar mais café nos próximos cinco a 10 anos, por causa do crescente uso doméstico. “O consumo de café na Índia começou em áreas produtoras de café, mas agora, as coisas estão mudando, à medida que mais cafés indianos são consumidos domesticamente”. Ele disse que a Índia também se tornará um importador de grãos arábica.

A probabilidade da maior produção suprir a crescente demanda doméstica e sustentar as exportações é improvável, disse o presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah, citando os altos custos das plantações. Ele estimou que os custos para os produtores, incluindo fertilizantes, combustíveis e mão de obra, aumentaram cerca de 40% nos últimos dois anos. “Por duas décadas, o conselho quis aumentar a produção em áreas não tradicionais, mas não aumentou”, disse ele.

A reportagem é do The Wall Street Journal, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures