ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Geada negra devasta lavouras de café no norte do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Cerca de 350 cafeicultores foram prejudicados pela geada na região da Mandaguari. 

As lavouras de café de Mandaguari, no norte do Paraná, foram devastadas pela geada negra que atingiu o município na madrugada desta quinta-feira (25/07), segundo a cooperativa Cocari. A estimativa é de que quase metade da safra, que seria colhida em 2014, foi destruída pelo fenômeno climático.

“Dá pra sentir o odor de folhas queimadas nas propriedades. O café estava com uma produção muito alta neste ano e, por ter muita demanda, os pés estavam com poucas reservas nutritivas, o que os deixou frágeis”, explica o engenheiro agrônomo da cooperativa mandaguariense, Roberval Simões Rodrigues.

O município é principal produtor cafeeiro da região, com 350 produtores do fruto, de acordo com a Cocari. Nenhum deles escapou dos prejuízos com a geada, afirma Rodrigues. O balanço com os números consolidados das perdas, no entanto, só pode ser feito dias depois da geada, já que os pés podem demorar alguns dias para reagir à queimada.

“Três tipos de geada atingiram Mandaguari nesta noite [quinta-feira]: a geada branca, com a formação de gelo por fora do café, a geada de vento e a própria geada negra, quando há congelamento por dentro da planta. O prejuízo foi enorme ”, garante o engenheiro agrônomo.

O técnico agrícola do Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater) Sérgio Zafalon afirma que visitou lavouras do município durante a geada desta quinta-feira. O termômetro que ele carregava em mãos marcou -6 graus em algumas propriedades, conforme ele.

“Desde 2000 não há uma geada tão forte quanto essa. As folhas estão todas queimadas. O prejuízo se acumulou, já que foram duas noites seguidas de frio intenso. A safra de 2014 está completamente comprometida”, relata Zafalon.

O agricultor de Mandaguari, Antônio Rosseto Neto, terá que arrancar cerca de 300 mil pés de café das propriedades dele e começar uma nova produção. A lavoura foi completamente perdida. “Todo o trabalho de formação, de cultivo, de trato foi jogado fora. É muito triste. Uma geada dessas acaba com a vida de um cafeicultor”.

Neto afirma que toda a família foi afetada pelo frio – além dele, quatro irmãos e os filhos de todos eles sobrevivem do café. Com a devastação, os produtores terão safra para comercializar apenas em 2015. “É uma vida inteira prejudicada. Tudo que fizemos foi jogado fora. A gente gosta de trabalhar com o café, é o que sabemos fazer, mas esses momentos são bem difíceis”, lamenta o cafeicultor. “Agora, vamos voltar ao trabalho. Temos que começar do zero”. 

As informações são do G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures