ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Funcafé repassa à Embrapa R$ 5,5 milhões para pesquisa cafeeira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Noventa e dois projetos de pesquisa e 496 planos de ação voltados à cafeicultura serão desenvolvidos até 2017 com o repasse de R$ 5,5 milhões do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a Embrapa Café. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as áreas em que as propostas de trabalho estarão centradas foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), atuante dentro da pasta.

Foto ilustrativa: Érico Hiller/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Érico Hiller/ Café Editora


Os projetos incluem ações voltadas à pesquisa cafeeira e à transferência de tecnologia em cinco áreas: sustentabilidade da cafeicultura de montanha; mão de obra escassa e de alto custo; estresses bióticos (insetos-pragas, fungos, bactérias, vírus e nematoides) e abióticos (déficit hídrico); qualidade e marketing para rentabilidade; e deficiência dos processos de transferência de tecnologia.

O foco temático sustentabilidade da cafeicultura de montanha objetiva promover a otimização de processos e o desenvolvimento de tecnologias para a redução do custo de produção. Ou seja, a mecanização do processo produtivo e o desenvolvimento de estudos de viabilidade econômica, social e ambiental.

Em relação à escassez e ao alto custo da mão de obra, os projetos buscam o aperfeiçoamento de processos para redução da demanda por trabalhadores, a adaptação e a melhoria da eficiência de máquinas para os diversos sistemas produtivos e o aperfeiçoamento e a capacitação da força de trabalho.

Nos estresses bióticos e abióticos serão contemplados projetos que visam à redução dos efeitos das mudanças climáticas na produção de café e o desenvolvimento de cultivares adaptadas às diferentes regiões produtoras, assim como tolerantes e/ou resistentes a pragas e doenças.

Qualidade
Na temática qualidade e marketing do café serão desenvolvidos estudos para desenvolver práticas agrícolas com o aprimoramento de máquinas para colheita e pós-colheita, visando à preservação e à melhoria da qualidade com agregação de valor e pesquisas mercadológicas para definição de estratégias de promoção comercial em diferentes mercados.

Outro foco de trabalho será a avaliação de metodologias e ferramentas para aperfeiçoar a transferência de tecnologia, assim como a adoção de sistemas inovadores para a capacitação de técnicos e produtores, entre outras ações.

O Consórcio Pesquisa Café, criado em 1997 e coordenado pela Embrapa Café, tem de missão de promover a conjugação de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais das instituições consorciadas para viabilizar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa executados pelo Programa Pesquisa Café. Desde a sua criação, já foram desenvolvidos mais de mil projetos de pesquisa sobre os mais diversos temas de interesse dos cafés do Brasil.

O Diário Oficial da União publicou os extratos com a transferência dos valores do Funcafé para a Embrapa Café nos dias 4 e 19 de agosto deste ano.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures