ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fórum de Financiamento da OIC discute gestão de riscos para produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/09/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Na última terça-feira (25), ao longo da 109ª Sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), foi realizada a reunião do Grupo Central do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, que é composto por representantes do Conselho Nacional do Café (CNC) do Brasil, do Banco Mundial, da Aliança Financeira para o Comércio Sustentável e da Sucafina - trader suíça de café -, tendo como presidente a embaixadora dos Estados Unidos Amy Karpel.

As discussões se concentraram em como proporcionar mais instrumentos aos produtores de café para financiarem e gerirem os riscos da atividade em todo o mundo. "Os membros do grupo manifestaram a importância de se levantar mais informações e conhecimento sobre os mecanismos existentes para que os cafeicultores tenham mais acesso a esses mecanismos", conta o presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro (foto: divulgação), que integra este fórum.

Segundo ele, o Conselho citou a necessidade de uma maior oferta de lançadores de opções de venda no mercado, uma vez que este é um instrumento de fácil compreensão e utilização e que possui a vantagem de oferecer uma garantia de preço para os produtores. "Explicamos que um programa de opções tem o poder de ampliar o volume de crédito aos cafeicultores, já que reduz o risco dos empréstimos", comenta.

Além disso, o CNC também recomendou que a OIC promova estudos para coletar informações sobre os principais instrumentos de gestão de risco utilizados pelos produtores, qual o grau de utilização no mundo e os principais agentes que oferecem liquidez a esses mecanismos. "Em posse desses resultados, a Organização poderá promover contatos com instituições financeiras para alavancar a utilização das ferramentas de gestão", explica o presidente executivo.

Brasileiro anota, ainda, que a entidade sugeriu que o Fórum procure fazer contato com a Aliança Internacional do Cooperativismo para promover a criação de cooperativas de produtores nos locais onde eles não possuem estruturas organizadas. "O objetivo dessa iniciativa é gerar a esses cafeicultores o acesso a financiamentos para a promoção do comércio sustentável", conclui.

PRIMEIRO DIA - Ontem, na abertura da 109ª Sessão do Conselho Internacional do Café da OIC, o diretor executivo da Organização, o brasileiro Robério Silva, apresentou um relato sobre os fundamentos de mercado, apontando a produção mundial de café, no encerrado ano safra 2011/12, em 132,7 milhões de sacas, ao passo que o consumo, no mesmo ciclo, deve ficar em 137,9 milhões de sacas. Para Silva, há indicações positivas de que o mercado cafeeiro poderá absorver, até 2020, o aumento de produção, com a equação oferta/demanda devendo permanecer estabilizada.

Outro fato de grande importância para o Brasil foi a escolha de Belo Horizonte para sediar as comemorações do cinquentenário da Organização Internacional do Café em 2013. "O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, fez uma belíssima exposição apresentando a candidatura da capital mineira e teve o apoio de todos os presentes", finaliza o presidente executivo do CNC.

As informações são da Ascom CNC, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures