ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fiscais multam fazendas de café com condições precárias de trabalho no interior de São Paulo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2012

2 MIN DE LEITURA

2
0
Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Empregoe procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) flagraram na terça, dia 15, e na quarta, dia 16, irregularidades em nove fazendas de café da região de São João da Boa Vista, um dos grandes polos de produção do Estado de São Paulo. Os fiscais identificaram dezenas de trabalhadores sem registro, alojamentos irregulares e menores trabalhando na colheita do grão.

Na fazenda São Gabriel, em São Sebastião da Grama, 38 migrantes da cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, foram trazidos irregularmente para realizar a colheita, sem a certidão liberatória para transporte de trabalhadores. De acordo com o MPT, todos eles estavam sem registro em carteira de trabalho. Os colhedores não tinham à sua disposição áreas de vivência, como refeitório e abrigo contra intempéries, o que os obrigava a comer no relento, entre outras irregularidades. Segundo a assessoria de imprensa do MPT, os proprietários da fazenda receberam a proposta de assinar, até sexta-feira, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para resolver as questões trabalhistas extrajudicialmente.

Na fazenda Recreio, os alojamentos também se encontravam em situação ruim. Trabalhadores dormiam em colchões no chão. Não havia mesas e cadeiras para as refeições e as casas não tinham forro. A iluminação também era precária. Conforme a assessoria do MPT, os proprietários já assinaram o TAC. Os fazendeiros se comprometeram, ainda, a oferecer indenização de R$ 500,00 para cada trabalhador.

A fazenda Sertãozinho, também em São Sebastião da Grama, foi alvo da fiscalização, que flagrou migrantes vindos de Minas Gerais sem a certidão liberatória para o transporte de trabalhadores e 24 pessoas sem registro em carteira. Os alojamentos abrigavam mais de uma família por casa.

Em Espírito Santo do Pinhal, os procuradores e fiscais inspecionaram a Estância Lecy, composta por três fazendas de grande porte, com milhares de pés de café. Conforme constataram os fiscais, não havia áreas de vivência, incluindo banheiros e locais para refeição. A fazenda não fornecia água ou marmita, que tinha de ser trazida pelos próprios ruralistas. As ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção não eram fornecidos pela fazenda, obrigando os trabalhadores a custear as ferramentas de trabalho.

Em São João da Boa Vista foram vistoriadas propriedades de pequenos produtores de café, onde foram encontradas, ao todo, 35 pessoas sem registro em carteira. Segundo o MPT, nas frentes de trabalho foram encontrados dois menores de 17 anos colhendo café.

Na fazenda São Vicente, em Águas da Prata, 58 trabalhadores foram encontrados sem registro em carteira de trabalho, sem equipamentos de proteção e sem realizar exames médicos admissionais, entre outras irregularidades. Os trabalhadores não recebiam o pagamento salarial de acordo com a norma coletiva da categoria, que prevê o pagamento por produtividade; eles recebiam diárias fixas. A assessoria do MPT informou que, independentemente da assinatura do TAC, todas as fazendas serão multadas pelos fiscais.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/05/2012

Meu amigo, pode incluir mais um na sua conta: o CREA vai fiscalizar todas as propriedades rurais e exigir um responsável técnico para cada uma.
MAURICIO MALUF CENTURION

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/05/2012

Se eu não me engano, várias dessas fazendas são certificadas. Os problemas encontrados pelos fiscais, são ítens básicos do escopo das principais certificações internacionais. A falha nessa questão está, no meu ponto de vista,  das empresas que fazem a auditoria para a  certificação. Para vender "essa" auditoria, passam por cima de questão básicas para agradar o seu cliente, e põe em cheque o trabalho e a seriedade dos escopos das certificação. A certificação faz parte de uma imagem que se agrega ao café e muito requisitada no mundo inteiro. Vamos tratar essa questão com mais responsabilidade.      

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures