ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ferrugem infecta 80% dos cultivos de café de El Salvador

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/01/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
 O fungo da ferrugem do café estendeu-se com rapidez desde as últimas chuvas de 2014 e a Fundação Salvadorenha para Pesquisas de Café (Procafe) detalhou as medidas que devem ser tomadas pelos produtores a partir de agora.

A Procafe salvadorenha também advertiu que as precipitações que foram observadas no começo da temporada de colheita propiciaram a virulência do fungo nos cafezais, “até se observar nesses níveis de até 80% de incidência”.

Há três maneiras de ilustrar até onde a ferrugem infectou. A Procafe considerou o impacto sobre cada arbusto. No entanto, a Associação Cafeeira estima que a média de infestação das fazendas de 13 departamentos do país é de 25% a 70%. Finalmente, o Governo calcula que o fungo afetou um pouco mais de 10%.

“Existe grande quantidade de esporos com capacidade de reproduzir e multiplicar a doença na próxima época chuvosa”, disse a Procafe.

O presidente da Associação Cafeeira, Sergio Ticas, disse que durante a colheita do grão (de setembro a março), as pessoas levaram esporos do fungo de um arbusto a outro.

A temporada de colheita é complicada para o combate à ferrugem. O especialista agrícola do Departamento de Agricultura do Governo dos Estados Unidos, Miguel Fabio Gerrera, disse que não se podem aplicar fungicidas ou agroquímicos durante a colheita, porque pode afetar a cereja que será processada.

A Procafe estimulou os cafeicultores a tomar atitudes nessa temporada, que é a de floração. Porém, os cafeicultores devem ser muito cuidadosos para não entorpecer a maturação da cereja. A instituição pediu para “não realizar a aplicação de fungicida durante o processo de abertura da flor”.

Se as condições são as adequadas para aplicar um fungicida, a fundação recomenda eleger os que sejam do “grupo das estrobilurinas”, que se preparam a partir de outros fungos. Se não há floração, os cafeicultores podem aplicar esses fungicidas em plantas jovens, de entre um a três anos.

O mesmo pode ser feito nos “cafezais adultos, com mais de 50% da folhagem e com boas perspectivas de colheita”. Finalmente, a recomendação se estende aos arbustos que tenham menos de 25% de infestação de ferrugem.

No caso dos cafezais não cumprirem com nenhuma das condições anteriores, a Procafe “sugere fazer uma amostra e realizar um plano de controle químico a ser iniciado em maio”. Um dos fatores que levou à baixa no rendimento do cultivo de café foi a idade dos arbustos. Quanto mais anos produziram, mais são vulneráveis à ferrugem.

No país, predominam bourbon e pacas, devido ao fato de fornecerem uma xícara de excelente qualidade. Segundo a Procafe, a idade média dos arbustos bourbon é de 42 anos e das pacas, de 38 anos. No entanto, somente 17% do parque está em processo de renovação.

Diferentes setores governamentais, associações e cooperação esperam impulsionar um intenso processo de renovação a partir desse ano. No entanto, falta determinar as variedades que serão utilizadas.

Uma das propostas que se terão a partir do plano que será desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), segundo Herrera, é que os cafeicultores terão a opção de manter as variedades atuais, mas com melhores práticas agronômicas.

A reportagem é do https://www.laprensagrafica.com / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures