ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ferrugem afetará 20% da produção de café na América Central

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/01/2013

1 MIN DE LEITURA

2
0
A ferrugem (roya) e outras doenças prejudicarão em 20% a produção de café da América Central no novo ano safra cafeeiro 2012/2013, segundo estimativas da Organização Centro-americana de Exportadores de Café (Orceca).

“Cerca de 20%” da produção centro-americana de café, “que equivale a aproximadamente 4 milhões de quintais (sacas de 46 kg)”, serão afetados pela ferrugem e outras enfermidades, disse Marcelino Samayoa, integrante da entidade.

Calcula-se que a Nicarágua, durante o atual ciclo, perderá 600 mil quintais (460 mil sacas de 60 kg); Guatemala 650 mil quintais (cerca de 500 mil sacas); Honduras 1,800 milhão de quintais (1,380 milhão de sacas); El Salvador 400 mil quintais (307 mil sacas); Costa Rica 200 mil quintais (153 mil sacas); e Panamá 60 mil quintais (46 mil sacas), conforme um documento elaborado pela Organização.

A Orceca foi fundada em San Pedro Sula (Honduras) em 1975 e é composta pelas associações de exportadores de café de Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

A agência realizou, na segunda e na terça-feira desta semana, em San Salvador, uma reunião extraordinária para tratar do problema da ferrugem e, mediante uma declaração, convocou os governos centro-americanos para unificar esforços e elaborar conjuntamente uma política cafeeira.

Essa política deverá incluir, entre outras coisas, “elementos eficazes para o combate da ferrugem, financiamentos suaves e a prazos adequados para a renovação do parque cafeeiro”, detalha o documento.

“Desde a entrada da ferrugem na América Central, em 1976, a doença nunca havia se manifestado de uma forma tão significativa como agora, com indícios de que 100% do parque cafeeiro tenham sofrido infecção”, acrescentou.

O documento também esboçou que este ano a ferrugem veio acompanhada de um ataque de antracnose, o que tem ocasionado a queda de parte dos grãos antes do amadurecimento.

Até o momento, Guatemala, Costa Rica e Honduras declararam estado de emergência fitossanitária devido à incidência de ferrugem, ao passo que El Salvador e Nicarágua lançaram planos de combate à doença.

Samayoa, que também é gerente geral da Associação de Beneficiadores e Exportadores de Café (Abecafé), de El Salvador, anotou que se os governos centro-americanos não fizerem nada para combater esse fungo que ataca as plantas do café, “a cafeicultura acabará na América Central”.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis junto aos organismos internacionais e esperamos que os governos se unam a este esforço em comum para combater a ferrugem”, enfatizou.

As informações são de Elnuevodiario.com.ni, tradizidas pelo CNC e adaptadas pelo CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SÉRGIO COUTINHO FEITOSA

INHAPIM - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/02/2013

Qual o tipo de controle eles realizam que não está sendo eficiente?
JOAO BATISTA DA SILVA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/01/2013

O ataque de ferrugem pode interferir no mercado futuro de café?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures