ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda eleva projeção do PIB de 2010 para 7%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/08/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Ministério da Fazenda elevou de 6,5% para 7% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. O ajuste é baseado na constatação de que o investimento, o consumo das famílias e as exportações avançarão neste ano em um nível maior que o projetado inicialmente. Na demanda externa, a equipe econômica revisou também a perspectiva de alta das importações.

Na nova estimativa para o PIB de 2010, a Fazenda informou que a projeção para 2011 será de 5,5% e elevou de 5,7% para 5,8% a média de expansão da economia para o período entre 2010 e 2014. Os ajustes foram apresentados ontem pelo ministro Guido Mantega, 20 dias após a divulgação do relatório "Economia Brasileira em Perspectiva", no qual a pasta havia indicado 6,5%.

O aumento para 7% se deve ao recálculo de quatro variáveis que compõem o PIB. O maior ajuste foi feito na estimativa da Formação Bruta de Capital Fixo, o indicador que afere o nível de investimentos, cuja previsão de alta passa de 20,4% para 22,1%. Para as exportações, a taxa de aumento passa de 6,9% para 7,7%. No consumo das famílias, a projeção de ampliação de 6,6% foi revista para 6,9%. No lado da demanda externa, o percentual de expansão das importações passou de 29,6% para 30,5%.

Nesse ajuste das estimativas, a equipe econômica considerou a realização do superávit primário de 3,3% do PIB, o pagamento de juros da dívida pública de 5,2% do PIB e a apuração de déficit nominal de 2,1%. No próximo dia 3, o IBGE divulga o desempenho da economia no segundo trimestre do ano.

Ao apresentar as novas projeções, o ministério destacou o conceito do neodesenvolvimentismo como um dos paradigmas que ajudaram o país a enfrentar a crise e a retomar o crescimento. Para a equipe do ministro Mantega, o objetivo do neodesenvolvimento é perseguir crescimento "forte e sustentável"; geração de emprego e transferência de renda; mercado de massa; ampliação do investimento e redução da vulnerabilidade externa.

Ao listar as tarefas do próximo governo, a Fazenda salientou que a economia precisará rever a estrutura de tributação a fim de reduzir os custos de produção. Entre as modificações previstas constam a desoneração da folha de pagamento e a redução da quantidade de licenças necessárias para a liberação dos investimentos públicos.

A matéria é de Luciana Otoni, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures