ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FAO lança ferramenta contra ferrugem na América Central

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
 A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou uma ferramenta tecnológica que poderá ser utilizada pelos cafeicultores e governos como parte de um sistema de alerta precoce da ferrugem do café. A ferramenta, chamada “SATCAFÉ”, é um site na internet e permite que técnicos, produtores e entidades do setor cafeeiro tenham acesso às informações com relação à incidência do fungo da ferrugem e da broca do café.

A iniciativa também inclui um aplicativo de celular que permite a coleta de dados de campo dos sete países da América Central e também permite o acesso à informação sobre vigilância das plantações.

O representante da FAO na Costa Rica, Octavio Ramírez, destacou em um comunicado a importância do SATCAFE para a prevenção de um foco de ferrugem. “A prevenção e correta atenção dos focos de ferrugem contribuirão para minimizar as perdas ocasionadas, que afetam os meios de vida e a segurança alimentar e nutricional, principalmente dos produtores de pequena escala que representam mais de 50% dos produtores”, disse Ramírez.

Por outro lado, o ministro costarriquenho de Agricultura e Pecuária, Luis Felipe Arauz, disse que promoverá o uso do sistema em todas as regiões cafeeiras do país. “Esse sistema é um salto qualitativo na atenção da ferrugem. O uso de informação precisa que nos permite nos adiantarmos aos focos da doença é um grande avanço e, além disso, propõe um manejo integrado do cultivo”, disse Arauz.

O SATCAFE é desenvolvido pela FAO com o apoio dos governos, institutos de café e produtores da América Central no marco do “Programa Integrado de combate à ferrugem do café e recuperação da capacidade produtiva na América Central”. O site contempla também o uso de dados climáticos e meteorológicos para o prognóstico de condições que possam favorecer o desenvolvimento da ferrugem do café. Segundo as autoridades, a ferramenta também terá, futuramente, um módulo para obtenção e processamento de dados de rentabilidade do cultivo, além de um módulo para gestão de informações.

A ferrugem provocou perdas de cerca de US$ 550 milhões na América Central e uma queda de 441.000 postos de trabalho na campanha de 2012-2013, segundo estimativas incluídas me um relatório da Organização Internacional de Café (OIC).

A reportagem é do https://www.elespectador.com/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures