ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Famosa no café, a juta já faz parte da moda brasileira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O Brasil é o maior produtor mundial de café e, no processo, a sacaria de juta é muito utilizada para guardar os grãos verdes, já que não transfere sabor nem odor, faz o controle da umidade e minimiza a proliferação de fungos.

A empresa Castanhal é quem produz a sacaria que recebe a estampa Cafés do Brasil, aplicada com tinta à base de água para não contaminar os grãos. O produto leva a classificação Food Grade, como ideal para embalar alimentos, e a empresa é integrante da Global Coffee Platform.

A fibra das sacas é produzida na própria fábrica, localizada em Castanhal (PA). Após a colheita dos agricultores locais, a fibra é recebida na cidade de Manacapuru (AM), onde a empresa possui escritório.

Como é a produção

A Castanhal explica que a juta é cultivada por famílias ribeirinhas e seu plantio é integrado ao Bioma Amazônico - é semeada nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões, sem necessidade de queimadas ou desmatamento. A fibra de juta é biodegradável e os resíduos do plantio são 100% absorvidos pela natureza, contribuindo para a manutenção da Floresta Amazônica. O processo de amaciamento da fibra de juta não utiliza produtos químicos, pois é realizado com óleos vegetais, como a oleína de Palma, procedente da Palmeira. Quando descartada na natureza, a juta é totalmente biodegradável.


Plantação de juta na várzea do rio - Foto:divulgação


Processo de secagem da juta - Foto: divulgação

"Acreditamos que as fibras naturais são as que melhor conseguem atender aos desafios da economia circular, além de serem extremamente versáteis, sendo usadas e combinadas nos mais diferentes universos. Para nós, sustentabilidade é DNA, é prática diária. Sempre acreditamos que o ser humano e a natureza são um organismo único, vivo, interdependente, e que uma empresa só vai bem quando entende e considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as suas decisões de negócio. Por isso, para nós só tem um jeito de fazer negócios: juntos. Juntos é um jeito de ver o mundo, de se relacionar, criar produtos, ir além. Juntos é acreditar que a economia circular é a melhor forma de produzir, consumir, reutilizar. Juntos é como fazemos escolhas, considerando o meio ambiente, o ser humano e a perpetuação de nossa Marca", afirma Flavio Junqueira Smith, Diretor-Presidente da Castanhal.

Juta na moda

A Castanhal acompanhou nos últimos anos a valorização do consumidor para materiais sustentáveis. Sendo assim, buscou com outras empresas e designers expandir o uso da juta em diferentes segmentos, como vestuário, calçadista, acessórios e decoração, que vêm se somar aos setores de agricultura, artesanato, moveleiro, construção civil e jardinagem, entre outros.


Fio de juta da Castanhal - Foto: Ricardo Fazzi

Em 2019, a Castanhal e o Senai CETIQT desenvolveram um laboratório de experimentação para utilização dos tecidos feitos com a fibra de juta para o vestuário do dia a dia, apresentando soluções sustentáveis, ecológicas e 100% biodegradáveis para o universo da moda.

O concurso Juta - Fibra Sustentável na Moda lançou o desafio aos alunos: criar ideias inovadoras com o uso da juta e transformar em peças versáteis, práticas, funcionais e atraentes, oferecendo sustentabilidade na moda, de forma verdadeiramente amazônica.


Sacaria de juta da Castanhal - Foto: divulgação

Um momento marcante da nova estratégia foi a coleção da estilista Flavia Aranha, apresentada no São Paulo Fashion Week 47. Na ocasião, a estilista realizou uma interferência criativa: a Arraiolo, usada tradicionalmente na confecção de tapetes e outros itens de decoração, e a I-33, utilizada em decoração, bolsas, cintos e afins. Reconhecida como referência em moda sustentável no Brasil, Flavia é especialista em tingimento natural e na utilização de materiais orgânicos em suas coleções.

"O resultado do experimento realizado pela Flavia Aranha, que conferiu novo toque e leveza às bases, abriu um viés para novas utilizações da juta, que veio para ficar, pois a moda valoriza cada vez mais seus diferenciais de sustentabilidade", aponta Celia Pinho, Coordenadora de Marketing da Castanhal.

Inovação nos calçados

Há três edições, a Castanhal é um dos destaques do Inspiramais, salão de inovação e design de materiais da América Latina, que reúne fabricantes nacionais e internacionais de insumos diversos para o segmento calçadista. Neste ano, o evento ocorreu de 14 e 15 de janeiro e a marca destacou o lançamento da fibra de juta como a Tela V7,com trama e urdume com o fio 7 lbs, que promove um tecido mais uniforme e fechado, mais adequado para a impressão de estampas, menor desfiamento ao corte, toque mais suave e que viabiliza o desenvolvimento de artigos mais elaborados e recortados para uso em cabedais e acessórios.

"A Tela V7 é um lançamento que busca atender as exigências dos clientes de um dos segmentos mais importantes da indústria, o calçadista, que busca, a cada estação inovação, matérias-primas sustentáveis e ao mesmo tempo tecnológicas. Além disso, nosso portfólio de produtos é focado em artigos sustentáveis e ecologicamente corretos, esse é o DNA da Castanhal", declara Mauricio Vasques, Gerente Comercial e Marketing da Castanhal.


Look da estilista Flavia Aranha em juta Castanhal no SPFW 47 - Foto: fotosite

Confira as marcas que vendem produtos com a juta da Castanhal:

TaiDai BolsasFrank NemethFlavia AranhaLudimila Heringer, Bruna Fois, Gabriela De Laurentis, Del Carmem Vilar, Tera Feito a Mão, Alpargataria  Cervera, Arezzo, SchutzVia MiaBeira Rio, Piccadilly

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures