ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Faleceu Dr. Ernesto Illy, em Trieste, na Itália

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2008

2 MIN DE LEITURA

1
0
Dr. Ernesto Illy (1925 - 2008), presidente honorário da illycaffè, faleceu no último domingo, em Trieste, na Itália. Conhecido mundialmente como embaixador do café, foi um grande homem para a cafeicultura brasileira, trazendo constante investimento em pesquisa e valorização do produtor de café.

Homem de vanguarda, sempre em busca da qualidade, Dr. Illy empreendeu sua marca com uma visão ética, baseada no bem, no justo e no amor. Idealizava a sociedade como um todo, composta por colaboradores, clientes, fornecedores e, sobretudo, consumidores, os quais respeitava muito.

Amante do Brasil, recebeu diversas condecorações em reconhecimento pelas suas contribuições ao desenvolvimento da cafeicultura nacional. Em 2002, recebeu o título de "Cidadão Carmelitano" da Câmara Municipal de Monte Carmelo (MG), pelo estímulo à cafeicultura do cerrado mineiro.

Em 2004, recebeu a mais alta condecoração do Estado do Espírito Santo, a Comenda Jerônimo Monteiro, das mãos do governador Paulo Hartung, e o título de "Cidadão Vendanovense" (Venda Nova do Imigrante, ES). Dois anos depois, a Câmara Municipal de Araponga (MG) o reconheceu com o título de "Cidadão Honorário". No ano de 2005, foi homenageado pelo GEI (Gruppo Esponenti Italiani) pela colaboração no fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Itália.

Para Dr. Illy o segredo de um bom café vem da lavoura. Por isso, sempre buscou as melhores práticas de incentivo aos cafeicultores para produzirem grãos de alta qualidade. Foi idealizador do Prêmio Brasil de Qualidade para Café Espresso, que hoje, está em sua 17ª edição.

Dos consumidores, Dr. Illy esperava sorrisos que comprovassem a satisfação de tomar um espresso perfeito.

Sobre Dr. Ernesto Illy

Presidente Honorário da illycaffè.

Filho de Francesco Illy, o fundador da illycaffè, Ernesto Illy nasceu em Trieste, na Itália, em 1925. Casado com Anna, teve quatro filhos: Francesco, Riccardo, Anna e Andrea.

Após freqüentar a escola secundária em Trieste, em 1947, se graduou em química na Universidade de Bolonha.

Foi presidente da illycaffè por mais de 40 anos: de 1963 a 2005, quando cedeu a presidência da empresa para seu filho Andrea e se tornou Presidente Honorário.

Reconhecido mundialmente no mundo do café por seu alto nível de especialização, Ernesto Illy mantinha uma série de posições importantes em muitas organizações científicas internacionais, como:

A.S.I.C. (International Conference on Coffee Science - Paris) - Ernesto Illy foi co-fundador da associação, e serviu como presidente em 1967 e, mais tarde, de 1979 a 1981. Atualmente era presidente de honra.

P.E.C. (Efeitos Fisiológicos do Café - Paris) - Foi presidente em 1981.

I.S.I.C. (Instituto para a Informação Científica sobre Café - Paris) - Era presidente desde 1991.

O.I.C. (Organização Internacional do Café - Londres) - Em setembro de 2002 foi eleito chairman do Comitê de Promoção do Café.

Em 1994 Ernesto Illy recebeu a honra de "Cavaliere del Lavoro" (Cavaleiro da Indústria).

Desde setembro de 1996, era presidente da Centromarca, associação da marca da indústria italiana.

Em abril de 1997 recebeu o prestigiado prêmio "Lifetime Achievement Award", da Specialty Coffe Association of America (SCAA), em reconhecimento pelo seu notável esforço e dedicação em promover café de alta qualidade.

Em 2001 recebeu o Prêmio Tagliacarne e o "Qualità Italia Leonardo Award".

Em 2004 recebeu o título de Comendador da Ordem Flor do Café, da Anacafé (Associação Nacional do Café da Guatemala), em reconhecimento à contribuição dada aos produtores de café para atingir a mais alta qualidade.

Em 2007, foi membro do conselho Allianz Spa, companhia de seguros italiana que está sob o grupo internacional Allianz SE.

As informações são da assessoria de imprensa da illycaffè.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SERGIO VENUTO

RESENDE - RIO DE JANEIRO

EM 07/02/2008

Infelizmente perdemos a presença de um empreendedor completo, alguém que nos serve de exemplo em cada dia da nossa profissão, seja como empresário, como barista, como chocolatier, como produtor de café, como cientista, como consumidor,...seja qualquer um envolvido na cadeia produtiva de qualquer produto, não só no setor café e chocolate (sim, Dr Ernesto também se envolveu com chocolates).

Ao menos para mim, sempre foi uma luz no caminho que busco trilhar: empresário bem sucedido e apaixonado pelo que faz, pesquisador, apoiador incessante da ciência e da cultura, incentivador de todos que participam do círculo virtuoso que é o trabalho, respeitador pleno de quem mais importa como resultado final do nosso esforço: o consumidor!

Que sigamos este exemplo: valorizar todos no processo, respeitando e investindo em cada um. Agregando valor com consequente distribuição desta renda adicional. Levando para todos o sentido maior da palavra paixão. Acreditando e exercendo valores como inovação, ética, responsabilidade social, profissionalismo, investimento de longo prazo, qualidade total e outros mais que todos nós gostaríamos de ver no nosso dia-a-dia.

Saudades e que a illycaffè continue seguindo este caminho.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures