ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etanol - mitos, exageros e preconceitos

POR MARCOS SAWAYA JANK

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/03/2007

4 MIN DE LEITURA

17
0
A visita de George W. Bush gerou um impressionante volume de matérias e opiniões sobre biocombustíveis. O que não faltou foram reducionismos e preconceitos. Alguns merecem destaque.

Primeiro mito: muita expectativa, nenhum resultado. Propagou-se a idéia de que a reunião traria grandes resultados em investimentos e comércio. Como isso não ocorreu, o acordo teria fracassado.

Vamos à realidade. Os EUA vão aumentar de duas a três vezes seu programa de etanol de milho em seis anos. Em conseqüência, os preços do milho já aumentaram 80%, afetando a produção de soja e carnes. Uma solução é produzir álcool mais competitivo, utilizando novos produtos e processos, como a hidrólise de biomassa (capins, no caso dos EUA, e bagaço de cana, no nosso). Nasce daí a oportuna cooperação bilateral em pesquisa e tecnologia.

A segunda solução seria reduzir a tarifa de US$ 0,14 por litro e/ou ampliar a atual cota de importação, que hoje beneficia apenas o Caribe. Só que o tema ainda não está sobre a mesa, por se tratar de assunto do Legislativo americano, e nada mudará até 2009. Mas é do interesse de Brasil e EUA discuti-lo nos próximos dois anos. As importações do etanol barato ajudariam os EUA a equilibrar os preços da agricultura e dos combustíveis. O potencial é extraordinário: cada 1% de substituição de gasolina por etanol no mercado americano representa 8 bilhões de litros (US$ 4 bilhões), ou metade da atual produção brasileira.

Segundo mito: monocultura. Na esteira dos exageros, reputados analistas mencionaram que este novo ciclo de monocultura de cana-de-açúcar nos levaria de volta ao tempo das capitanias hereditárias.

Hoje temos 7 milhões de hectares ocupados com cana-de-açúcar, 50% para etanol e 50% para açúcar. A cana para etanol ocupa ínfimo 0,5% da área total e menos de 1% da área agricultável do País, sete vezes menos que a soja e 65 vezes menos que as pastagens. Em janeiro Bush lançou a meta de substituir 15% da gasolina dos EUA por combustíveis renováveis e alternativos, ou 132 bilhões de litros. Sabe-se que essa meta não será cumprida com etanol de milho, que tem rendimento por área 60% inferior ao da cana e custa o dobro.

Imaginemos que os EUA resolvessem importar este enorme volume. Isso consumiria 20 milhões de hectares, o que dá três vezes a área atual de cana, mas apenas 7% da área total agricultável do País. Sem considerar a possibilidade de dobrarmos a produtividade de álcool se viabilizarmos a hidrólise de bagaço e liberarmos as novas variedades de cana que estão travadas na CTNBio.

Ocorre que historicamente o Brasil substituiu as antigas monoculturas trabalho-intensivas por um sistema diversificado de produção capital-intensiva de alimentos, rações, fibras e agroenergia. Em termos nacionais, há cada vez menos monoculturas, e não mais! A revolução nasceu nos anos 70, com a expansão de soja, brachiaria, carnes e leite. A chegada da cana-de-açúcar ao Centro-Oeste marca o início de um novo ciclo de intensificação do uso da terra, de magnitude semelhante à observada nos anos 70.

O valor oferecido para arrendamento de terras para cana vai eliminar os últimos bolsões de ineficiência agropecuária, nas grandes e nas pequenas propriedades. Produtores que tinham um retorno sobre patrimônio de 1% a 2% passarão a receber 6% a 7% ao ano. O tradicional agricultor patrimonialista sempre teve aversão a aceitar o custo de oportunidade do sistema financeiro, que na média oferecia retornos superiores aos obtidos no campo. Surge agora o custo de oportunidade da cana, visível no melhor padrão de vida do vizinho que arrendou suas terras. Soja, milho, algodão e cana disputarão o uso da terra em função de seus preços relativos e condições de logística e de rotação de culturas. A inevitável intensificação da produção de carnes e leite será o corolário do processo.

Terceiro mito: Brasil "fazendão". Economistas e ex-ministros avançaram a estapafúrdia tese de que o País está condenado a se tornar um grande "fazendão". A expansão das commodities (agrícolas, minerais e agora agroenergéticas) produziria a apreciação do câmbio e a desindustrialização, num processo em que o Brasil estaria trocando seu "futuro" industrial e de serviços pelo "passado" da dependência de commodities de baixa tecnologia. É curioso este esporte nacional de malhar tudo o que está dando certo, de empresários a setores econômicos. Nossos ídolos são artistas ou jogadores de futebol, raramente empresários e nunca governantes. Se algo dá certo, ou tem malandragem ou não é tão bom assim.

Primeiro, não é o FMI, a Rodada Doha, a Alca ou o álcool que estão condenando os setores menos eficientes da nossa indústria, mas sim a falta de instituições sólidas e reformas nas políticas públicas. Nossos maiores problemas são internos, e não externos. Segundo, não existe "agricultura contra indústria", "agronegócio contra agricultura familiar", "alta tecnologia na indústria e atraso nas commodities".

É inacreditável como este besteirol endêmico está enraizado no País. 70% do agronegócio é composto por indústrias e serviços correlatas à agricultura. O Brasil é líder mundial em tecnologia e custos agropecuários. Nossos maiores concorrentes nos mercados de commodities são países ricos que utilizam intensivamente seus recursos naturais. EUA, Canadá, Austrália, Suécia, Finlândia, Malásia e Chile são exemplos. Não há nada de errado nisso.

Para resolver esta doença só há uma solução: antes de criticar, é preciso conhecer, visitar. Listem as indústrias mais dinâmicas do interior, que geram mais empregos. Visitem um frigorífico, uma usina sucroalcooleira, o Agrishow de Ribeirão Preto. Aproveitem uma das infinitas idas a Brasília para conhecer o Centro-Oeste verdadeiro, espelhado na alta qualidade de vida das regiões agrícolas de Goiás e Mato Grosso. Viagens e estatísticas curam preconceitos e ignorância!

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDERLÉIA RODRIGUES DOS SANTOS

AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/12/2007

Realmente Professor, o preconceito e a ignorância impedem que a economia brasileira tenha um avanço a curto prazo. Só que considero que acima de tudo isso está a falta de informação, onde eu como visão academica vejo o etanol uma boa persectiva profissional, mas os mal informados não veêm futuros de longa duração e indagam a monocultura.
Ótimo artigo! Foi muito útil para mim!



FRANCISCO ESTRELLA RUIZ

PRESIDENTE VENCESLAU - SÃO PAULO

EM 25/06/2007

Este artigo tão elucidativo e atual, certamente traz esclarecimentos e incentivos para aqueles que querem ingressar na plantação dessa cultura, trazendo novas oportunidades para o agronegócio. E que continuemos a crer no Brasil e naqueles que trabalham almejando um melhor por vir.
JOSÉ LEONARDO MONTES

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/04/2007

Parabéns pelo artigo, muito grandioso em se tratando de uma cultura milenar que está causando grande euforia no setor do agronegócio brasileiro.

Professor li e reli seu artigo foi ótimo, pois aumentei bem minha capacidade de entender o que está acontecendo em minha região. Pois no sudoeste goiano é secular a pecuária e agricultura porém com a chegada da cana estamos vendo essa parceria se desmontar e se tornar sim uma monocultura, e sim estamos preocupados com esse avanço.
LETÍCIA DE PAULA JACINTHO

SÃO SIMÃO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 20/04/2007

Professor Marcos,

Muito bom, didático e esclaredor este artigo, seria ótimo que muitos pudessem ler.
NÉDER ABDO

CATANDUVA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 13/04/2007

Prezado Dr Marcos

Excelente seu artigo. Continue sempre a nos brindar com artigos tão cheios de conteúdo, precisão, técnica, e um pouco de ironia. Mais uma vez, meus parabéns.

Neder Abdo

DOMINGOS B. BUENO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/04/2007

Professor Marcos, parabéns pelo artigo,

Espero que muitas pessoas possam ler seus eclarescimentos. Infelizmente, além do grande público leigo e desinformado, temos também produtores, agrônomos e até pesquisadores ligados a agropecuária que não estão acompanhando a grande evolução que está ocorrendo no setor de agronegócios brasileiro.

Abraço.
Domingos.
FREDERICO DE ALBUQUERQUE PLENS

AVARÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 12/04/2007

Boa Tarde, professor Marcos. Li com muito entusiasmo o seu artigo. Assim como grande parte da população, também não tinha conhecimento dos índices citados. Realmente você tem razão. Num país com dimensões continentais como o nosso, o agronegócio tem futuro próspero, apesar dos problemas que afetam a todos no meio.

Abraços
PROJETA

OUTRO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2007

Concordo em grau e número com as colocação do professor!
JOSÉ ROBERTO PUOLI

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 29/03/2007

Boa noite Marcos,

O grande zootecnista sulafricano, Jan Bonsma, dizia sabiamente, que os 3 males que retardam uma nação são: preconceito, ignorância e superstição.

Infelizmente, estamos cheios de pessoas no país que pensam assim. Acredito muito naquelas poucas pessoas que não pensam desta maneira e que fazem este país andar.

Abraços
LUIZ A.M. VILLELA

ARAÇATUBA - SÃO PAULO

EM 29/03/2007

Meu caro, que desabafo, hein? Quanto mais eles forem emitidos, e tiverem suas reverberações intensificadas, uníssonas no conhecimento de causa e com porta-vozes como o Sr. - corajosos, determinados e com representatividade, tenho certeza de que aí as coisas começarão a melhorar.

Quanto aos nossos problemas internos que o Sr. cita, não apenas condenam os setores menos eficientes e fracos de nossa economia, mas atrapalham, e muito, os eficientes e dinâmicos. Sorte nossa o Brasil ser essa potência, e nós termos essa paciência, pois só assim para aguentar tanto desaforo.

Infelizmente os que mais sofrem são os mesmos que não percebem a péssima representatividade que delegam, os padrinhos da ineficiência e malversação de preciosos recursos, estes talvez os mesmos que só criticam e tiram o proveito do preconceito, e não imaginam em fazer algo como contribuir com trabalho e patriotismo para a solução dos problemas.

Abraço
FABIANO CARNEIRO DE OLIVEIRA

TIBAGI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 28/03/2007

Parabéns, seu artigo é magnífico!

Espero que muitas pessoas tenham a felicidade de poder ler este artigo de tão grande importância em nossa realidade. Pois só assim, com leitura, aumentaremos o nível de conhecimento de tradicionais agricultores patrimonialistas como citou acima, fazendo com que os mesmos, pelo menos, parem de criticar as oportunidades oferecidas ao nosso país através do agronegócio e comecem olhar para o futuro com otimismo e não com egocentrismo!

Muito Obrigado por escrever este artigo

Fabiano Carneiro
Acadêmico de M. Veterinária
ANIZIO BELLO

FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/03/2007

Prof. Marcos, sábias palavras. Fico feliz em ser leitor de artigo desta grandeza, pena que está felicidade seja compartilhada por poucos e esta minoria não seja a dos que tem poder instituído.

Mas sempre vale a pena insistir.
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 26/03/2007

Excelente! Concordo em grau, número e gênero.

José Carlos Gava Ferrão
GUILHERME AUGUSTO VIEIRA

SALVADOR - BAHIA - PESQUISA/ENSINO

EM 23/03/2007

Prof. Marcos, parabéns por suas colocações. Creio que já está na hora de se acabar com este "fundamentalismo" que paira sobre o agronegócio brasileiro. Deve-se levar o nosso agronegócio mais a sério.
SERGIO ANTONIO SCHWARTZ CUSTODIO

IPORÁ - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 23/03/2007

Parabéns pelo seu artigo. Precisamos mesmo abrir os olhos dos brasileiros para o fato de que o governo não é o problema do Brasil. O problema é acharmos que somos pobres, que os políticos são ladrões e que os americanos querem nos dominar.

O brasileiro em geral tem mesmo este "esporte" de botar defeito em tudo; é o medo do desconhecido, e isto se combate com informação.

Espero que muitos proprietários rurais leiam seu artigo e entendam a mensagem. Precisamos crescer, parar de reclamar e amadurecer como nação.

Obrigado, seu artigo coopera para isso.

SERGIO CUSTODIO
Médico Veterinário
ALUISIO DE PAULO SILVA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/03/2007

Professor Marcos,

Parabéns, sua crítica serve para cada brasileiro.

Antes de falar mal de qualquer assunto, pense, pense, pense. Como senhor disse no seu último topico, usem o verbo visitar, conhecer, viajar, que realmente a sua
última frase é digna de se repetir: viagens e estatísticas curam preconceitos e ignorância.
AUGUSTO DE CASTRO ROCHA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/03/2007

Caro Marcos, palavras simples mas com um conteúdo extremamente valioso. Sendo irônico algumas vezes com aquela frase: "O bom do Brasil é o brasileiro", o que vemos na maioria das vezes é o contrário. Temos uma oportunidade gigantesca pela frente, e o agronegócio é o que dará sustentabilidade para tal.

Temos grandes nomes no país, que sabem dar valor a esse setor, nomes nas Federações, Confederações, e por aí vai. Mas como você mesmo disse, não damos o verdadeiro respaldo às pessoas que estão lutando por essa nobre causa.

Estive visitando eventos, participando de cursos na FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), vi que são inúmeras pessoas com uma visão magnífica do que está por vir. Mas com a imensidão do país, temos que ter forças na massa para mudar algo.
Belas palavras, companheiro. Muito me intusiasmou.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures