ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudos sobre café são apresentados na Indonésia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Pesquisadores do mundo cafeeiro estão reunidos na ilha de Bali, Indonésia para participarem do maior evento da ciência cafeeira mundial. A vigésima terceira Conferência Mundial da Ciência do Café, promovida pela ASIC (Associação para a Ciência e Informação no Café) aborda os principais temas da área como café e saúde e os efeitos do consumo de café na fisiologia humana, a química do café, processamento, genética, qualidade, certificações, tratos culturais e sustentabilidade.

A abertura do evento foi no domingo, dia 01 de outubro e contou com a presença do Ministro da Agricultura da Indonésia. Na segunda-feira, foram apresentados importantes trabalhos sobre café e saúde. O destaque ficou para trabalhos que demonstraram que o consumo moderado de café é benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente em mulheres. Outra boa notícia vem da associação benéfica do consumo de café na prevenção do Mal de Alzheimer e combate aos sintomas da doença, como perda de memória. Pesquisadores brasileiros apresentaram trabalhos sobre o efeito antibacteriano do café.

Na terça-feira, dia 2, foi a vez dos trabalhos sobre química do café. A complexidade dos diversos componentes químicos que compõe uma xícara de café foi destaque. Pesquisadores suíços inclusive compararam os diversos aromas e sabores do café a uma orquestra. Uma orquestra bem afinada é sinônimo de prazer para o consumidor. Mais de 800 substâncias foram encontradas em análises químicas e muitas delas estariam relacionadas principalmente ao aroma do café.

Pesquisadores do Paraná apresentaram um estudo que analisa a presença de lipídios benéficos à saúde humana em diversas variedades de café. Já pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram um interessante trabalho que usa espectroscopia infravermelha para separar café torrado e moído originário de grãos defeituosos (PVA) de grãos não defeituosos.

A Embrapa Café apresentou estudos que envolvem análise bioquímica de diterpenos (qualidade); mapeamento físico e genético de cafeeiros, incluindo o mapeamento para gene de resistência a ferrugem e análise funcional de genes transportadores de Boro, também envolvidos em qualidade e resposta a estresse abióticos.

Outra pesquisa a ser apresentada são os resultados preliminares sobre o estudo de identificação de marcadores funcionais, do tipo EST-SSR, associados com a resistência ao bicho-mineiro. "A importância desse trabalho é que, até o momento, não existem marcadores para seleção desta característica", diz a pesquisadora Mirian Maluf.

O Brasil está representado no evento por pesquisadores do IAC, UFLA, UFMG, IAPAR, UFRJ, Embrapa e outras instituições.

As informações são de Paulo Henrique Leme, da P&A Marketing International, e da Embrapa Café, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures