ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista explica o que são negócios sustentáveis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Oportunidade de negócios. É assim que Soren Knudsen, especialista em soluções sustentáveis, define a sustentabilidade na cafeicultura. A afirmação foi feita em palestra, na manhã desta quinta-feira (22) para os alunos do 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café, na Sala de Classificação da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, Centro Histórico.

De acordo com Knudsen, a sustentabilidade visa atender os aspectos econômicos, sociais e ambientais e é baseada na rastreabilidade de processos, prática que mantém os registros necessários para identificar e informar os dados relativos à origem e ao destino do produto. "Dessa forma, assegura-se que as etapas sejam eficazes e suficientes. Desde a lavoura, passando pela contratação de pessoal, investimento e até o clima. Depende da gestão o negócio, evitando a falta de controle que leve à perda. É agronomia pura".

O especialista falou ainda sobre a importância das certificações de café. "Elas são normas que avaliam um processo, critérios que verificam o cumprimento de requisitos por meio de indicadores rastreáveis", explicou.

Para ele, a recompensa a quem investir no ramo da certificação virá por meio do mercado. "É necessário pensar de maneira mais empresarial. O retorno, certamente, virá".

Segundo Knudsen, o Brasil é o país que possui os cafés com mais certificações e continuará sendo, principalmente, por suas práticas sustentáveis. "Nós temos tecnologia, espírito empresarial aguçado, área e uma tradição de mais de três séculos".

Knudsen também ressaltou que o Brasil oferece condições para o plantio de todos os tipos de café e oferece bastantes condições de aprendizado, no caso dos alunos que vieram do exterior. "Aqui também é o melhor lugar para aprender, temos o maior volume de café, condições climáticas favoráveis e boas práticas agrícolas. O Brasil nunca vai deixar de ter café bom e logo será sustentável, no sentido de gerenciar os custos inerentes ao negócio".

O 52.º Curso de Classificação e Degustação de Café teve início em no dia 5 de novembro e terminará em 29 de novembro de 2012, ministrado pelo professor Nilton Ribeiro.

Para mais informações sobre Certificações e Sustentabilidade, acesse página do CaféPoint a respeito do tema.

As informações são da ACS, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures