ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espaçamento: Sul de Minas muda a cada nova tendência

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2016

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thais Fernandes

Existe um espaçamento entre linhas do cafeeiro usualmente recomendado? Para a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) a resposta é certeira: “Não recomendamos um espaçamento específico, mas procuramos analisar caso a caso. Existe uma série de características inerentes à propriedade e ao cooperado (produtor) que pode influenciar na escolha do espaçamento”, analisa Antônio Carlos Fidélis, engenheiro agrônomo da Cooxupé.

(+ O debate sobre os números utilizados por produtores hoje em dia rendeu, veja aqui)

Foto: Cooxupé
 
Existe uma série de características inerentes à propriedade e ao produtor que pode influenciar na escolha do espaçamento // Foto: Cooxupé


A cada ano surgem novas possibilidades nesta técnica, que recebe influências de cada detalhe em campo. “O que muda são as tendências, por exemplo, tivemos a fase do adensamento. Agora a tendência é a mecanização”. Além da tecnologia, Antônio Carlos Fidélis frisa outros pontos que são decisivos na determinação do espaçamento adequado a cada cooperado e que os técnicos têm que observar:

-Tamanho da propriedade;
-Topografia;
-Tamanho da área de café;
-Características das lavouras já existentes;
-Possibilidade de mecanização;
-Variedade escolhida;
-Tipo de colheita;
-Clima e disponibilidade de máquinas na região.

Sul de Minas
Citando estas características é possível fazer a relação entre os recursos disponíveis em campo e a região onde a lavoura é cultivada. Fidélis confirma a importância que a localização tem nessa etapa da produção. “A topografia da região é decisiva na escolha do espaçamento, muito embora hoje exista a possibilidade de semi-mecanizar por meio dos terraceamentos”, lembra ele, que atua com a Cooxupé, maior cooperativa do País, na região do Sul de Minas.

Foto: Cooxupé
"É importante salientar que existe uma interação entre variedade, clima e fertilidade do solo", salienta o engenheiro agrônomo // Foto: Cooxupé

Neste ponto é relevante observar a variedade de opções de mecanização, que por si só modificam a recomendação. “Na verdade, a colheita manual ou mecanizada não tem uma interferência decisiva na escolha do espaçamento, mas sim o tipo da máquina que será usada. As tracionadas por trator, sim, influenciam. Contudo, a diferença principal está no custo da colheita. Vale lembrar que o assunto é amplo e permite bastante discussão, bem como pontos de vista diferentes”, destaca.

Cada região tem, ainda, variedades de planta mais comuns que trazem consigo diferentes portes e condições de cultivo. “É importante salientar que existe uma interação entre variedade, clima e fertilidade do solo. Desta forma, devemos ficar atentos quanto a estes detalhes na hora de escolher o espaçamento. Por fim, no caso da mecanização, devemos avaliar bem em que nível ela pode ocorrer, pois a interferência na escolha do espaçamento é influenciada por tal”, finaliza o engenheiro agrônomo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/02/2016

Boa tarde Ginoazzolini,



É muito importante saber quais detalhes você, enquanto leitor e produtor, quer saber! Vamos procurar nos aprofundar nisso em próximas matérias.



Obrigada pela participação,

Equipe CaféPoint.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/02/2016

Desculpe, mas esperava mais detalhes, alguns exemplos de espécies e espaçamentos recomendados, por exemplo, mundo novo, ou catuaí, enfim....

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures