ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escassez de mão-de-obra e custos mais altos reduzem produção de café da Guatemala

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

O aumento dos custos agrícolas e a escassez sazonal de mão-de-obra estão levando a uma redução na produção total de café, nas exportações e na área plantada da Guatemala, o 9º maior produtor mundial de café em volume.

Essas estimativas estão detalhadas no relatório mais recente do Serviço de Agricultura Estrangeira (FAS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sobre o setor cafeeiro guatemalteco, que, como muitos setores cafeeiros de nível nacional na América Latina, está lidando com a escassez de mão-de-obra ao mesmo tempo em que enfrenta preços de fertilizantes acima do normal e outros custos variáveis.

De acordo com o relatório da Guatemala, outras culturas mais lucrativas estão superando o café em algumas áreas-chave de cultivo. “Uma tendência contínua de diversificação do café com cultivos como banana, banana-da-terra e cacau, em áreas de várzea, também pode reduzir a produção de café. A Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafe) está considerando a introdução de variedades robusta de alta qualidade nessas áreas”, escreveu o relatório. “Além disso, culturas mais lucrativas, como o abacate, estão começando a substituir o café no departamento de Sololá, em torno do lago Atitlan. Essas culturas de rendimento muitas vezes subsidiam a safra de café no nível familiar”.

A agência agora estima que a produção de café da Guatemala, em 2023/2024, cairá para 3,43 milhões de sacas de 60 kg, 1% abaixo das estimativas revisadas para 2022/2023 e 3% abaixo do ano de 2021/2022. Estima-se que as exportações caiam a um ritmo ainda mais rápido, com queda de 6% em 2023/2024.

O relatório afirma repetidamente que a produção e até mesmo a qualidade estão sendo impactadas negativamente por duas forças simultâneas: custos de produção mais altos e menos trabalhadores disponíveis.

“A migração e as remessas contribuíram para diminuir a disponibilidade de mão-de-obra, principalmente no setor agrícola, onde a mão-de-obra é particularmente extenuante, e algumas áreas plantadas foram abandonadas, especialmente em Huehuetenango e Alta Verapaz”, afirma o relatório. “Os custos de produção aumentaram 60% e poucos agricultores podem pagar mão-de-obra especializada para identificar e colher apenas cerejas vermelhas maduras, reduzindo a qualidade geral”.

Apesar desses desafios, o relatório destaca o trabalho que está sendo feito pela Anacafe, bem como por ONGs internacionais, grandes compradores do setor privado e outros na revitalização do setor cafeeiro guatemalteco por meio de novos plantios, diversificação de variedades, iniciativas trabalhistas, seguro agrícola e outras atividades benéficas.

Os Estados Unidos continuam sendo, de longe, o principal destino das exportações de café guatemalteco, importando, aproximadamente, 1,5 milhão de sacas em 2022/2023, aumento de 16% em relação ao ano anterior.

De acordo com o relatório da FAS, “a Guatemala foi o nono maior exportador de café do mundo em 2021/2022, com o café representando 25% das exportações agroindustriais do país e sendo o terceiro produto de exportação mais importante”.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures