ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: safra de arábica menor por conta da bienualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Dada a largada para mais um período de colheita do café que deve durar sete meses no sul do Espírito Santo. A expectativa dos agricultores é movimentar, nos sete municípios que lideram a produção, em torno de R$ 100 milhões este ano. O setor deve empregar quase 15 mil pessoas durante a safra.

O município de Brejetuba está na frente na produção de café arábica, seguido de Iúna, Vargem Alta, Muniz Freire, Ibatiba, Afonso Cláudio e Irupi. Dados do Incaper mostram que em todo Estado, a safra deste ano está estimada em 10 milhões de sacas, sendo 7,5 milhões para o café tipo conilon e 2,5 milhões para o tipo arábica.

A queda em relação ao ano passado deve chegar a aproximadamente 43%, já que a colheita em 2008 no sul fechou com 3,5 milhões de sacas. Este ano, a tendência é de que sejam colhidas 2,0 milhões de sacas.

Mesmo com a queda, os municípios que têm a economia basicamente voltada para o café comemoram o início de safra. Com aproximadamente 12 mil habitantes, o pequeno município de Brejetuba, na região serrana, deve continuar produzindo na frente com cerca de 20 mil hectares plantados e uma expectativa de colher 410 mil sacas este ano. O município vem investindo ao longo de nove anos, em equipamentos modernos e tecnologia de ponta para alcançar a certificação e, enfim, o mercado externo.

"Nossa produção gira em torno de 25 sacas por hectare, e o segredo está na renovação do parque cafeeiro que estamos fazendo nos últimos anos. Hoje 230 produtores trabalham com o café tipo cereja descascado, que, no mercado, têm um valor até 30% mais caro", conta Fabiano Tristão, Coordenador Regional do Incaper.

O município de Iúna se mantém em segundo lugar no Estado, com 17 mil hectares plantados, calculando uma colheita de 230 mil sacas para 2009. Em 2008, foram 350 mil sacas. Com a bienualidade do café arábica, ou seja, por produzir muito em um ano e pouco no seguinte, os produtores já se preparam para que logo no início da colheita seja separado o dinheiro das prestações como empréstimos e gastos com a adubação necessária para as lavouras.

"A chuva ajudou e o café madurou bem rápido em Vargem Alta. Também tivemos renovação de lavoura para tentar uma produção melhor", afirma o Engenheiro Agrônomo do Incaper de Vargem Alta, Marcelo Melo Lobato.

Para Romário Gava Ferrão, Pesquisador do Incaper, a crise mundial não vai afetar o café no sul capixaba. Em todo o Brasil, vai ter queda nos números, mas no Espírito Santo esse índice não será tão baixo por conta da nova estrutura de manejo.

"Todo tipo de crise traz instabilidade e insegurança, quanto as perspectivas de preços de insumos, mão de obra, consumo, exportação, preço final do produto. O Estado tem se preparado para enfrentar a crise com tecnologias, capacitação e união entre os elos da cadeia do café. O trabalho deve ser voltado para o aumento da produtividade, melhoria da qualidade final do produto e tudo isso associado à sustentabilidade da atividade", finaliza o pesquisador do Incaper.

As informações são da Gazeta Online do ES, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures