ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: chuvas beneficiam produtores de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2009

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

6
0
Produtores de café do Espírito Santo estão contentes com as chuvas das últimas semanas. Em anos anteriores, a cultura sofreu muito com a seca. Agora, os reservatórios usados para a irrigação estão cheios e a perspectiva é de uma boa safra.

O verde escuro dos cafezais mostra o quanto a chuva foi bem-vinda para os agricultores de Jaguaré, no norte do Espírito Santo. As lavouras estão vigorosas.

"Agora a expectativa é para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Se ela continuar vindo normalmente, a previsão é de ter uma boa safra", disse o agricultor Alison Thomazelli.

Graças às chuvas, os reservatórios de água estão cheios. Isso para o produtor rural é muito importante porque a seca na região prejudicou muito as últimas safras de café. Por isso, a água representa mais esperança pela região. A expectativa é colher 30% mais na próxima safra e ainda ter um preço melhor.

"Está difícil manter o custo principalmente de energia e os insumos", completou Alison.

O produtor refere-se ao consumo de energia porque boa parte das lavouras de café do Espírito Santo é irrigada.

A reportagem é do Globo Rural, adaptada pela Equipe CaféPoint.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/11/2009

Na região Sul os produtores terão uma surpresa: o excesso de chuvas contribui para que ocorram floradas sucessivas, incidencia elevada de doenças (phoma e antracnose e mancha aureolada) que podem contribuir para a reduçaõ da produção na proxima safra. A cerca de dois tivemos a mesma situação e ocorreu uma quebra significativa na safra de nossa região, incluisve com rendimento baixo confirmado por pesquisas ce universidades e instituições de pesquisa da região. Por isso, não surpeendam-se com uma safra igual ou menor que m 2007/2008.
CARLOS ALBERTO AIMOLE PAGLIARONE

FRANCA - SÃO PAULO

EM 15/11/2009

Na regional de franca as chuvas não foram tão uniformes, regioes com excesso e regioes com até falta, porem tivemos até o momento 5 floradas, sendo que ja temos cafés granando e flores abrindo, assim sendo a colheita mecãnica quase q c tornará obrigatória, pois as condições e os custos da manual estão se tornando cada vez mais inviáveis
MARCOS AURELIO RICCETTO

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/11/2009

Tenho observado que em minha região também localizada em meio as montanhas, com altitude elevadas, os mesmos problemas mencionados pelo senhor Erásio. Principalmente com relação ao aparecimento de fungos e bactérias que vem tirando o sono de muitos produtores e em lavouras novas até inviabilizando seu cultivo, pois tais fungos se tornaram incontroláveis mesmo com a utilização constante de uma gama imensa de defensivos agrícola.
Chego a pensar, que se não houver uma solução para tal quadro a médio prazo a cafeicultura em minha região se tornará insustentável devido ao aumento de custos e aos baixos preços do café praticados no mercado.
Observo também uma grande desuniformidade das floradas e abortamento de flores e "chumbinhos".
ERÁSIO JR.

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/11/2009

fiz um comentário sobre esse artigo e a comprovação dos danos causados pelo grande índice de chuvas, está em fotos enviadas para Natalia Fernades, na sessão de ´´FOTOS EM DESTAQUE´´. https://www.cafepoint.com.br/mypoint/nataliassf/fotoPg.aspx?idFoto=3628 para vizualizar. para visualizar.

obrigado.
ERÁSIO JR.

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/11/2009

Muito distinta é a região do sudoeste mineiro, onde a altitude é acima de 900 metros, com incidência de ventos e muita umidade causados por fortes neblinas diariamente pela manhã. Aqui no municipio de Capetinga, o histórico do índice pluviométrico no mês de setembro dos últimos 5 anos, são 110 mm em 2005, 93 mm em 2006, 69 mm em 2007, 37 mm em 2008 e 128 mm em 2009 (segundo dados da Cocapec), ou seja, nesse ano é a maior média desde 2005 e com grande diferença.
Esse fenômeno está ocasionando um total desencadeamento nas plantas cafeeiras como: * fungos e bactérias, extremamente agressivas, chegando a ser até incontroláveis, sinalizando que haverá uma perda significativa na safra de 2010 por estar danificando drasticamente os ramos e rosetas; * sério comprometimento na qualidade do produto, por não ter havido o estresse hídrico, vindo a não ter uniformidade na florada; certamente em consequencia disso, aumento de custo na mão de obra na colheita, porque haverá uma varrição muito maior nos frutos das primeiras floradas, sem considerar o caos que existe na imensa demanda de mão de obra nas regiões montanhosas, onde não há condição de mecanização e por haver um sério descomprometimento na parte dos catadores ( apanhadores de café) em relação a nós empregadores, que registramos suas carteiras de trabalho, mas por qualquer centavo, nos deixam para especular esse prostituido mercado, onde a lei trabalhista só puni o empregador e isenta totalmente o empregado.

ADRIANO XIMENES

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/11/2009

Artigo muito importante, mas a observação que faço é que após preços muito elevados dos adubos na safra passada o cafeicutor capixaba, teve dificuldades para cumprir o cronograma de adubação e os chumbinhos estão sendo abortados. Logo, a safrar maior que se espera, acredito que muitos agricultores terão uma surpresa muito ruim, depois da chuvarada e a necessidade de definição da colheita, pela busca de nutrientes no solo as plantas tendem a abortar. Isso já é observado na minha região.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures