ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: cafeicultores devem regularizar secadores de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/02/2011

2 MIN DE LEITURA

4
0
Com a chegada da colheita do café, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vem orientando os produtores rurais em relação a regularização dos secadores de café. O agricultor deve atender a alguns critérios para utilizar o equipamento de forma correta, diminuindo a poluição ambiental e os prejuízos à população da região onde ele se encontra. A regularização é feita a partir de um licenciamento ambiental, que tem como objetivo trazer um novo padrão para o uso de combustíveis nos secadores de café.

O engenheiro agrônomo do Idaf, Frederico Lopes Raposo Filho, explica que são necessárias duas etapas para o produtor regularizar seus secadores de café. "A primeira é a parte administrativa, de licenciamento ambiental, em que o produtor rural, que possui o secador de café, se dirige ao escritório local do Idaf para preencher um requerimento e apresentar uma documentação para compor a abertura do processo, como documentos pessoais e da propriedade, para depois ser aberto o procedimento. A segunda etapa é a avaliação técnica, e logo após a aprovação, ocorre o licenciamento ambiental. Lembrando que ele precisa ter um responsável técnico, para cuidar das adequações", diz.

A regularização é importante, pois permite o correto funcionamento dos secadores, diminuindo a fumaça e os resíduos formados a partir dela. Para que isso aconteça, o produtor deve seguir os critérios do licenciamento ambiental, após a regularização: manejo e armazenamento adequados da palha, o que feito de forma errada pode resultar em muita fumaça e proliferação de moscas, respectivamente.

Para os produtores que utilizam a lenha como combustível dos secadores, não tem o problema da geração de muita fumaça, pois como a lenha possui baixa umidade, ela gera uma quantidade mínima de resíduos. No entanto, os produtores que utilizam a palha de café como combustível, devem obedecer a algumas regras referentes aos Critérios de Uso Nacional da Palha de Café (Ministério da Agricultura), como não usar a queima da palha de café durante a noite e a menos de 100 ou 300 metros de distância de residências e estradas.

O engenheiro agrônomo do Idaf diz que, dentre os beneficiados com a regularização, o maior deles é o próprio dono da propriedade que adere a ela. "Com a fumaça exagerada e a incidência de moscas no entorno do empreendimento, o mais prejudicado é o proprietário e sua família. Então, o grande beneficiado com a regularização é o produtor rural", diz Frederico.

As informações são do Campo Vivo, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GIVANILDO DIAS BAIA

EM 23/05/2015

isto é necessário, ninguém aguenta respirar fumaça a noite inteira enquanto alguns lucram com isso, lucro sim, mas a vida primeiro.
LUIZ SIMONI

UMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/03/2011

Isto é mais ou menos assim: CRIAR UMA DIFICULDADE PARA VENDER UMA FACILIDADE.
JERÔNIMO BOREL

PETROLINA - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 04/03/2011

Concordo com a regulamentação, acho válida como descrito na matéria dos nossos colegas do Idaf, que fazem um trabalho muito importante! Porém é engraçado como no Brasil apenas os produtores rurais são fiscalizados. As cidades lançam todos os dias toneladas e mais toneladas de lixo e esgoto no ambiente e não são multadas! è preciso repensar a política ambiental brasileira! Todos devem contribuir para a sustentabilidade!
EDUARDO TOLENTINO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/02/2011

Mais uma.....!Produzir café vai ser ainda mais difícil do que arrancar minhoca no asfalto!!! Viva o Brasil!!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures