ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ensei Neto: o conilon já conquistou seu espaço no café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2010

1 MIN DE LEITURA

1
0
O leitor e colaborador do CaféPoint Ensei Uejo Neto, consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés especiais através da Specialty Coffees Bureau, enviou um comentário ao artigo "Café conilon: o desafio da valorização do produto". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Prezados,
Belo debate!
Gostaria de abordar 3 pontos como contribuição:

1) O grande desafio de qualquer negócio é o de bem comercializar, pois envolve controle do processo produtivo, conhecimento do seu produto e marketing. Na medida que o produtor tem, principalmente, maior conhecimento do que está vendendo, melhora sua comunicação com o mercado (= marketing). Claro deve ficar claro que é necessário dedicação constante e grande objetividade nas ações para o sucesso, preferencialmente em modelo de coletividade.

2) O mercado é muito dinâmico e a busca por alternativas de matérias-primas ou para o lançamento de novos produtos irá continuar permanentemente. E cada dia se torna ainda mais competitivo, isto em todos os setores. O Conilon e o Robusta já conquistaram seu espaço no café, devendo conviver harmonicamente com as sempre apreciadas variedades de arabica. Isto caminha muito mais para sinergia do que para uma batalha campal. Portanto, melhorar a qualidade é o primeiro passo para a conquista do mercado.

3) Um bom Conilon ou Robusta sempre será melhor e preferível a um sofrível arabica, seja ele um Mundo Novo, Icatu ou mesmo um Bourbon. Para que o consumo siga vigoroso em seu crescimento é importante que produtos voltados para os consumidores mais sensíveis aos preços sejam melhorados e até reposicionados. Dar a oportunidade de consumir algo agradável é fundamental para despertar o interesse por produtos de maior valor e conceito mais sofisticado. Fazer bem feito é sempre desejável. Ganha o mercado, ganha o produtor, ganham todos.

Ah, só para finalizar: experimentei o Karnatka há 5 anos atrás e fiquei impressionado pela sua qualidade. Quando voltei ao Brasil comentei com o Renato Fernandes, da Bahia, que de pronto me apresentou amostras de cafés conilon muito bem preparados e que se mostraram muito bons na xícara. Portanto, pessoal, o caminho está aberto e é questão de empreender.

Grande abraço
Ensei Neto "

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/07/2010



Prezado Ensei Neto ;
Mais uma vez você recoloca a discução arábica x conilon num patamar de equilibrio e bom senso . A afirmativa "um bom conilon será sempre preferível a um sofrível arábica "è digna do nosso apoio .
Perfeito e sensato !
Nossa luta em favor do conilon nunca visou a descaracterização do extraordinário café arabica .Estamos na busca incessante pela produção do conilon de qualidade não para fragilisar o arabica ,mas sobretudo para tornar a cafeicultura brasileira ainda mais competitiva e melhor remunerada . Esse debate está ficando cada vez mais enriquecedor .Um abraço a todos que permanecem nessa vigiliatura !
Frederico de Almeida Daher

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures