ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro das produtoras de café da Cooxupé conta com 200 participantes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/03/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, acompanhando as mudanças do setor, entre elas o crescimento da atuação feminina no campo, reuniu, nesta segunda-feira, 26 de março, na sede em Guaxupé, sul de Minas Gerais, 191 cooperadas - todas mulheres e à frente de produções de café - para um Encontro de produtoras. O evento trouxe palestras técnicas, análise de mercado e oportunidades de negócio.

No ano passado, as produtoras ligadas à cooperativa - elas representam cerca de 10% do número de cooperados - entregaram mais de 230 mil sacas do produto, aproximadamente 7% do volume total de café recebido pela Cooxupé, movimentando R$ 4,16 milhões. Para a conselheira administrativa da cooperativa e produtora de café, Maria Liney Costa Fleury, a atuação feminina no campo traz um equilíbrio para os negócios. "Com sutileza, a mulher se posiciona neste mercado trazendo eficiência e profissionalismo para uma produção cada vez mais sustentável. Sabemos o que nos custa colocar cada saca de café na pilha e é com paixão e otimismo que levamos e ampliamos o nosso negócio. Temos orgulho de ser produtoras de café", avalia.

Com uma palestra didática e coloquial, a economista do Bradesco, Ellen Regina Steter, trouxe para as produtoras um cenário futuro da economia. Ellen explicou às cooperadas as oscilações do mercado, crise europeia e encaixou as expectativas do setor cafeeiro para 2012, com base na previsão de crescimento na economia brasileira de 3,7%, em relação a 2011. "Nosso objetivo foi transmitir o cenário macroeconômico para as produtoras e auxiliá-las na tomada de decisão para os próximos meses".

O uso corretos da EPI (Equipamento de Proteção Individual), adequação das propriedades rurais com fossas sépticas e limpeza das fazendas, além dos locais adequados para guardar produtos fitossanitários, foram temas de uma palestra ministrada por agrônomas e técnicas da cooperativa. Para Denise Andreia de Oliveira, engenheira agrônoma da região de Alpinópolis, o treinamento é um importante aliado das cooperadas. "Tivemos uma participação intensa do público, porque são questões importantes e que fazem parte do trabalho no campo. Nosso objetivo foi promover a conscientização sustentável das cooperadas e mostrar que a COOXUPÉ está à disposição para eventuais dúvidas", conta.

A cooperativa possui 149 profissionais, entre técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, para dar assistência gratuita ao cooperado.

O direito da mulher no campo - Uma das presenças marcantes do Encontro de Produtoras realizado pela COOXUPÉ foi de Josiane Cotrim, da Aliança Internacional das Mulheres (IWCA), que pretende alavancar o trabalho feminino no setor, da produção do grão até a xícara. "Depois do Petróleo, o café é a segunda maior commodity do mundo. Com a Aliança, pretendemos fortalecer o trabalho da mulher que atua na lavoura no Brasil e no exterior, mostrando as diversas possibilidades deste mercado".

Para Cotrim, as mulheres devem atuar junto aos homens, trazendo novas oportunidades para o negócio. "Sozinhas não somos ninguém. Temos um importante produto nas mãos com possibilidades diversas de gerar economia e, a Aliança, pretende fortalecer isso, trazendo novas ideias para as produtoras".

As informações são da Assessoria de Imprensa da Cooxupé, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures