ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresas ampliam compra de café certificado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/09/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Em agosto, a Gloria Jean's Coffees, marca mundial de café com mais de 765 lojas em 25 países, anunciou que aumentará a compra de café de propriedades certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) em até 1.700 tonelada ao ano (28 mil sacas).

A empresa, que em abril de 2005 comprou e torrou suas primeiras sacas de café certificado, passou para 18% de grãos com certificação já em 2006 e atualmente compra café de propriedades certificadas na Nicarágua, no Brasil, na Colômbia e na Costa Rica. Até 2008, todo café expresso vendido em lojas da rede será de origem certificada.

A novidade reflete a ampliação do mercado do café certificado, onde já atuam empresas como Kraft Foods, Caribou Coffee, First Choice, Procter and Gamble, Tchibo, Lavazza, Royal Cup e Bolling Coffee. Todas utilizam o selo Rainforest Alliance Certified para sinalizar que a produção do café comercializado é feita seguindo princípios de proteção da natureza, melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores rurais e desenvolvimento econômico das regiões onde a agricultura sustentável é realizada.

No Brasil não é diferente. A primeira certificação de café aconteceu em 2003 e atualmente abrange 29 empreendimentos, entre eles: Villa Borghesi, Ghini Café e Marques de Paiva, Afrika, Reserva Carmelo, Sabor do Cerrado, Madame D Orvilliers e Cafeera.

O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é o integrante da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) responsável no Brasil pela certificação dos produtos provenientes de sistemas de produção realizados com gestão ambiental e social, em propriedades que protegem e recuperam as matas e os ecossistemas naturais, a vida silvestre e os recursos hídricos. A redução gradativa de agrotóxicos também é uma meta da certificação.

Grandes empresas têm se mostrado cada vez mais interessadas em adotar estratégias responsáveis dentro de sua cadeia de fornecedores. No início do ano, o McDonald's britânico começou a oferecer café 100% certificado pela RAS em todas as lojas do Reino Unido e na Irlanda e planeja, ao longo deste ano, estender a iniciativa aos estabelecimentos do resto da Europa. Também os hotéis Holiday Inn, nos Estados Unidos, começaram a oferecer em 2007 um blend de grãos com cafés certificados.

As informações são do Imaflora.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures